quinta-feira, 7 de outubro de 2010

The Social Network


Aqui vai o trailer oficial do filme "The Social Network", que estreou aqui nos EUA na sexta-feira passada. Assisti na estreia, como não poderia deixar de ser. O filme é absolutamente fantástico. Foi escrito por Aaron Sorkin, que criou e escreveu a série de TV "The West Wing", e tem aquele mesmo ritmo frenético e diálogo inteligentíssimo da série.

Os destaques do filme são a atuação de Jesse Eisenberg no papel de Mark Zuckerberg, e a direção impecável de David Fincher. Aliás, impecável é muito pouco pra descrever o que ele faz com a história. Fincher já havia mostrado em filmes como "Fight Club", "Se7en" e "Zodiac" o quão bom ele é em criar um clima e atmosfera ao redor da história. A mesma coisa acontece aqui. O filme é uma experiência sensorial, em que se tem a impressão de estar nos mesmos quartos de universidade, apartamentos e escritórios onde a história se passa, no outono de 2003.

O filme também é devastador, na maneira como o "personagem" Mark é mostrado, e a trajetória astronomica dele como social media mogul/guru. A crítica está comparando o filme e personagem a Citizen Kane, e é fácil perceber as semelhanças. Um Citizen Kane pros dias de hoje, indeed...

Um comentário:

Raul Reis  disse...

Por sinal, a bela música do trailer é uma versão pra coral de "Creep", do Radiohead...