domingo, 26 de julho de 2009

Gripe suína: Pandemia ou lucro?

Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe suína?

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa R$ 0,25.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves... os noticiários mundiais inundaram-se de noticias...

Uma epidemia, a mais perigosa de todas...Uma Pandemia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos...25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um momento... então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?

Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram centenas de milhões de dólares de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripe suína. E todos os noticiários do mundo só falam disso...

-Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo...

-Só a gripe suína, a gripe dos porcos...

-E eu me pergunto: se atrás dos frangos havia um "galo"... atrás dos porcos... não haverá um "grande porco"?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra o Iraque... É o efeito 11 de setembro de 2000?

Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes da vida pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros desses mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países, mas se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação...

Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

O que acham?

9 comentários:

Itajaí disse...

Val-André,
O problema das patentes é um assunto grave que a comunidade política e a sociedade em geral deveriam debater, pois. Seguem algumas considerações sobre o seu post:
1) O tamiflu não é duvidoso. Ele é o melhor antiviral disponível para uso e a Roche possui licença exclusiva de fabricá-lo até 2016. Ocorre que a capacidade das fábricas desse gigante farmacêutico é insuficiente para fazer frente a uma pandemia de gripe. Essa é a razão do por que a Roche hoje se encontra sob pressão para flexibilizar.
2) É bom lembrar que o tamiflu é recomendado para uso até 48 horas do início dos sintomas, porque depois perde efetividade.
3) Quanto a OMS penso que ela não tem os poderes que você reclama que ela exerça. Claro que é um player poderoso num cenário de crise como este, mas não tem o poder de centralizar decisões de mercado, a ponto de obrigar a indústria farmacêutica de rever seus planos de negócios e direitos. Nesse campo, a OMS tem usado seu peso político para adquirir grandes quantidades de medicamentos e outros insumos de saúde para distribuição gratuita a países membros pobres, ou para vendê-los a preço menos salgados aos que podem comprar.
4) Hoje, as discussões mais estratégicas passam longe do tamiflu e estão no foco do desenvolvimento de vacinas específicas. Tantos os EUA quanto a Austrália iniciaram este mês testes com vacinas anti-H1N1 em humanos. Calcula-se que em seis meses já teremos os resultados preliminares desses ensaios clínicos controlados. Se tudo correr bem, a vacina estará no mercado em 2010.

Val-André Mutran  disse...

Caro Dr. Itajaí. Oportunas e urgentes seus esclarecimentos. Claro que sustentarei o que disse sobre o Tamiflú.
Ocorre que não tenho nenhuma dúvida quanto aos "encargos" de distribuição da vacina em teste para o combate da gripe em tela.
Tampouco sei o posicionamento do Governo sobre isso.
Você pode me ajudar a esclarecer isso?

Itajaí disse...

Posso lhe garantir que os estoques nacionais de tamiflu estão em dia e a interlocução com a OMS, centros de pesquisa e secretarias de saúde tem sido intensa e produtiva. Acredito que nos próximos dias teremos novidades.

Lafayette disse...

Uma historinha entre migo e o Tamiflú.

Na época da gripe da galinha, do frango e seus derivaldos, o dr. Salomão Kawagem receitou Tamiflú para o meu sogro. Não, ele, meu sogro, não estava com a tal gripe das penosas. Era para uma gripe forte daquelas normais por aqui. Pô, foi uma maravilha.

Como sou um grande fdp formado em medicina ad doc, gostei da idéia.

Conversando com um médico sobre, ele me disse que o Tamiflú só funciona legal se administrado logo no surgimento dos primeiros sintomas, mas que não era necessário para gripe comum, pois além de caro era caro pra caralho!

Era surto de gripe-paraense, aquela "ih, com essa virada de chuvas é foda, agente gripa logo".

Pintou a primeira "arranhada gargantal", "olhos ardendos" e "dorzinha nas juntas" e, pimba, fui atrás do Tamiflú.

Naquela época, só a Extrafarma vendia, e só encontrei naquela da Mundurucus com a Nove de Janeiro.

Caro, meus amigos, caro pra caralho (descupem-me "os caralhos", mas tem coisas que o caralho cai bem e define o montante como ninguém! rsrsrs).

Foi coisa pra quase 200 reais uma caixa com alguns comprimidos. Mas, funcionou. A gripe nem meteu a cara. Todos mundo em casa, no trabalho e na turma de amigo gripou e eu não. Será que foi o Tamiflú ?

Não sei. Só sei que, uns dois meses depois, e a gripe da Giselda na mídia feito BBB, fui comprar outra caixa de Tamiflú e... não tinha mais em nenhum canto.

Na Extrafarma que falei, a farmaceutica me disse que o Tamiflú havia sido recolhido no mundo todo "por conta" da pandemia, e que era para não faltar quando realmente fosse necessário. Eu miflú!

É isso... agora só tomo chá de alho e quando dá dor de garaganta, faço "broca, com mel, copaíba e alho" (éguia, tu é velho pacas! rsrsrsrs)

Val-André Mutran  disse...

Folgamos em saber Itajaí. Sua informação é muito importante.

Val-André Mutran  disse...

Lafa
deixo em aberto para os parceiros médicos do blog o coment, ok?
Abraços.

Renato disse...

Ainda ontem,li alguma coisa mais ou menos assim:
A gripe suína mata menos de 100 e todo mundo já quer usar máscara. A AIDS mata muito mais e ninguém quer usar camisinha.

Itajaí disse...

Lafayette, melhor mesmo é vacinar contra gripe. Inclusive nesses tempos de pandemia de gripe suína, pois se a vacina comum não previne esta, certamente evita que você tenha as duas.

Lafayette disse...

Itajaí, sem querer fazer propaganda, mas é lá mesmo que conheço e faço, o Belesi da Climep sempre me fala isto.

Quando escrevia o comentário, estava tentando me lembrar se tomei a vacina antigripal ano passado ou anoontente. Vou lá, renovar.

Ps.: Renato, pelo menos já li que a própria máscara matou uma pessoa, lá na China. Foi uma senhorinha que, sozinha, colocou a máscara e, não se sabe como, se engasgou com a mesma! Pô, até a máscara tá matando! rsrsrsrsrsrsrs