quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nona, Décima e Morta*

O único apagão que ainda escurece o país é o do cérebro dos jornalistas André Trigueiro, Carlos Monforte e Carlos Alberto Sardenbergh. Os três respondem pela sonoplastia política da Rede Globo, ou para ser explícito: pela boca de ferro de luxo, chamada de Globo News.

* São as Parcas, deusas da mitologia romana que até Júpiter temia. A primeira tecia o fio da vida, a segunda cuidava do trajeto e da extensão e a terceira o cortava. Goya as registrou com maestria, conforme pode ser visto entre suas Pinturas Negras, no Museu do Prado (Madrid).

4 comentários:

Lafayette disse...

O desligamento mental da PIG é maior que qualquer apagão que possa acontecer.

Já falaram até em CPI! Putz!

*Clotô, Láquesis e Átropos, versão grega das Moiras ou Parcas, são as minhas deusas preferidas, desde quando as conheci através de Hesíodo.

São filhas de Zeus com Têmis, que tiveram, também, as Horas: Disciplina (Eunônime), Justiça (Diké) e Pa\z (Eirené).

As tuas três Parcas, de Goya, está aqui:

http://www.constelar.com.br/constelar/99_setembro06/imagens99/parcas.jpg

Mas, gosto mesmo é dos quadros, As Três Parcas ou As Moiras, de Bernardo Stozzi, que procurei e não encontrei para mostrar pra vocês.

Este Bernardo Strozzi é daquele pintores de Gênova, Séculos 16/17, que quando a gente vê um quadro deles, dá vontade de pegar, ou dá até medo, dependendo tema. rsrsrs

É tipo assim:

http://www.flickr.com/photos/41099823@N00/2907533748/

Não é de pasmar?

Ou, então, este:

http://3.bp.blogspot.com/_GxZlODiZoI4/Ra5GxAp2HxI/AAAAAAAAAAk/pfy7zk5EZRA/s400/Image_of_Christ(p175)Detail-Wound.jpg

Pena mesmo. Sempre encontro em livros sobre mitologia grega e romana, quadros dele: era um dos seus temas preferido. Estou com um livro aberto, olhando estes dois quadros que falei. Coisa de doido!

*Porra, comecei falando de apagão, e terminei em pagão. rsrsrs

Itajaí disse...

Lafayette,
Obrigado pela dica, não conhecia Stozzi e vou prestar atenção.
As Parcas que "a gente vê por aí" são de lascar a mais blindada das paciências.
Quanto as de Goya já as tinha apreciado em Madrid.
Abs.

. disse...

No domingo, eu assistia ao Fantástico com minha mãe. Uma senhora de hábitos simples e retrato de 80% dos brasileiros. Quando começa a "matéria investigativa sobre o suposto apagão", o comentário dela foi: "Ai, já tá dando é raiva isso. Não vi apagão nem um. Esse pessoal parece que não sabe mais o que é faltar luz. E eles ficam dizendo que o Brasil sofreu apagão. Eu vi a novela todinha. Aqui não é Brasil?"

Até a minha pobre mãezinha sabe bem a diferença entre apagão e blecaute. Ah, e que o Brasil não se "limita" ao Sul e Sudeste.

Vou pedir para a Dona Wanda dar uma aula a esses três rapazes.

Itajaí disse...

Viu? Coração de mãe não se engana!