sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"2001: Uma Odisséia no Espaço" em todo o seu esplendor

Aos amantes incondicionais da boa e velha Sci-Fi, informo que nas Lojas Americanas do Pátio Belém, há uma versão simplesmente extraordinária em Blu-Ray do memorável 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. Custando apenas 60 pratas, devo alertá-los que nunca antes havia visto uma versão tão perfeita deste filme. As incríveis imagens do primeiro trecho do filme, denominado Aurora do Homem, estão simplesmente espetaculares. Tanto ou mais quanto a versão que vi no cinema, há muitos anos atrás, no extinto Cine Catalina, na Base Aérea de Belém. Em tempos de TV LED e Home Theater, assistir a este filme e sua fantástica trilha sonora em uma tela de 42 polegadas com som 5:1, é um experiência verdadeiramente impressionante.  A qualidade da imagem em Blu-Ray é absurda e, sendo um filme de quase 42 anos (lançado em 1968), deve ter sofrido um processamento qualquer de aprimoramento digital. Devo dizer que há tempos não vejo uma cópia tão perfeita. Nem em DVD, que já possuía antes. Não vejo como deixar de recomendar este extraordinário filme, que para a época, foi uma das obras basilares do gênero Sci-Fi. Principalmente se levarmos em conta, que sua produção aconteceu no final da década de 60, quando então as modernas técnicas de CG (computação gráfica), ainda nem engatinhavam. E na verdade, só viriam aparecer em Star Wars e Contatos Imediatos de Terceiro Grau, quase 10 anos depois.
Ainda hoje, simplesmente não consigo imaginar como Kubrick conseguiu algumas imagens fantásticas. Como por exemplo, o brilho dos olhos de um tigre, sentado em cima de sua presa, com a alvorada ao fundo.


Veja aqui, o trailler oficial da versão para o cinema. E em seguida, corra para encontrar e colecionar este exemplar de um filme verdadeiramente memorável, para quem gosta do gênero. Nunca suas 60 pratas irão valer tanto.

3 comentários:

Itajaí disse...

O filme é um catálogo tecnológico avant la lettre. Salvo engano foi ele que "apresentou" a tecnologia toutchscreen, que está hoje nos iphone, ipads, ipods, etc
Dê uma olhada no www.kubrick2001.com .

Carlos Barretto  disse...

Link muitíssimo interessante, que nos leva a relfetir sobre uma de suas inúmeras interpretações.
Thanks

Scylla Lage Neto disse...

2001 foi e ainda é uma referência sci-fi universal.
E certamente sobreviverá ao Blue-Ray, como já o fez em relação ao VHS e ao DVD.
Long live the Space Odyssey!