terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Lenha na fogueira


Acompanhei com interesse e curiosidade a discussão gerada pelo post do Carlos sobre o Xoom e a efemeridade dos new gadgets. Pois é, pra jogar lenha na fogueira, aqui vai uma matéria do Wall Steet Journal de hoje anunciando que a Apple já está fabricando o novo iPad.

Detalhes do novo iPad, segundo a matéria: será mais fino, mais leve, com mais memória, um processador mais rápido e uma "front-facing camera". Sim, com uma câmera!

7 comentários:

  1. Raul, meu inglês é abaixo do péssimo, então se eu escrever alguma bobagem por não ter entendido a matéria, por favor me corrija (peço a mesma ajuda ao Doc Carlos Barreto):

    1) Pra quê mais memória ao iPad, se ele não é multi-tarefa? Ou seja, eu não posso usar um editor de texto e acessar a internet ao mesmo tempo, tenho que fazer uma coisa de cada vez;

    2) Não fala na matéria se vai ter porta USB. Sem isso eu estou condenado a usar a internet ou bluetooth, sempre que quiser compartilhar um arquivo qeu eu baixar no iPad, já que pen drive nem sonhando;

    3) Se continuar sem rodar flash eu não acesso YouTube, nem uma pá de outros sites interesantes e úteis.

    Então, a novidade se resume à câmera frontal mesmo (e ao fato de ficar mais fino/leve)?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, Alan
    Por enquanto, analisando sua demanda por porta USB, você continua precisando de um notebook ou mesmo um daqueles caríssimos ultraportáteis, com preços que giram em torno de 8 a 10 mil reais. Esqueça os netbooks. Não valem a pena.
    O iPad, por conceito e definição, não foi concebido para ser "substituto de portáteis". É tão somente um dispositivo "always conected" a rede mundial. Com um plus de instalar milhares de aplicativos (incluída aí a suíte de escritório iWork, portada para o iPad), que o transformam em um excelente produto, mantendo seu conceito original. O que define a demanda por este e demais produtos lançados no mercado, sempre será a necessidade cotidiana do usuário.
    E dentro deste conceito, apenas a câmera lhe faltava. Quanto a ser multitarefa, ele o é minimamente. Não exatamente da mesma maneira que vc o faria, utilizando um portátil, é claro. Mas dentro da proposta original do produto, ele é de fato multitarefa, bastando para isso, apertar duas vezes o botão "Home".
    Quanto ao "Flash", ele faz falta sim em alguns raros momentos. Mas trata-se de uma briga de "peixe grande" com o padrão HTML 5, que a Apple insistiu em adotar. Quanto a isso, só nos resta aguardar.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de um pequeno detalhe. Se vc precisa de algum produto com porta USB, nem precisa mais de ultraportáteis de 8 a 10 mil reais. A Apple tem o novo Macbook Air com tela de 11 polegadas, que além da porta USB, câmera e HD de estado sólido ultra-rápido, é do mesmo tamanho do iPad. Bem levinho e custa em torno de 3 mil reais.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Doc, nem 3 mil reais: meu notebook é um Acer, 10 polegadas, custou 990 pilas...

    Realmente eu não tinha entendido a proposta do iPad. O que me atrai nele é apenas a portabilidade. Mas minhas necessidades incluem consultar a internet enquanto digito, e usar constantemente a porta USB.

    A Administração Pública Federal está implantando o processo digital, e para isso o pen drive é indispensável. O Ministério da Justiça, por exemplo, já tem até pen drive institucional...

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena desmistificar algumas lendas em torno do iPad.

    1. O iPad é multitarefa sim.
    2. Boatos dão conta de que o novo iPad teria suporte a cartões SD, mas sim, o manuseio de arquivos no iOS ainda é meio restrito. Pra contornar isso uso serviços de armazenamento na nuvem como o Dropbox. A ironia disso é que nunca mais precisei usar pendente nem pros PCs.

    3. O iOS roda qualquer vídeo codificado em h.264. Isso inclui praticamente TODOS os vídeos do Youtube. Em outras palavras, o iOS não precisa de Flash pra rodar vídeos. Sobram, portanto, propagandas chatas e pesadas e joguinhos. Dispenso (e games o a App Store tem mais que o Flash).

    ResponderExcluir
  6. Acho que já fomentei isso com o Flanar: penso que hoje o ideal seja ter um bom notebook, daqueles que levam uns quatro anos pra ser trocados, e um bom tablet (e o único por enquanto ainda é o iPad). Por enquanto vou me virando com um Desktop de meia-idade e um netbook irritante porém eficiente. Ah, e um iPhone.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo. Meu proximo laptop vai ser o MacBook Air, por causa da finura e portabilidade. O Air junto com o iPad resolvem todos os meus problemas: o que não tenho em um (porta USB, e.g.), terei no outro; e vice-versa...

    ResponderExcluir