![]() |
| Jobs e John Sculley |
Permita uma retificação: o Newton não é uma concepção do Jobs.
O projeto foi conduzido por John Sculley, CEO da Apple na época (1993). Jobs deixou a Apple em 1985.
Uma curiosidade é que o termo "personal digital assistant - PDA" foi cunhado pelo próprio Sculley ao final do desenvolvimento do Newton.
Sabe-se hoje que quando Jobs regressou em 1997 um dos primeiros produtos a serem cancelados foi justamente o Newton. Acredita-se que a principal motivação está relacionada com o fato do Newton ser um projeto bastante querido para John Sculley (notório desafeto do Jobs o ex-CEO que foi o principal articulador do seu afastamento da Apple em 1985).
A idéia do Newton também não é totalmente original. Em 1992 a IBM apresentou um produto conceito conhecido com o Simon (http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_Simon) que possuía notáveis semelhanças com o que viram a ser os primeiros smartphones.
O Newton nunca foi um sucesso comercial estrondoso em grande parte por causa do preço elevado e falta de precisão no reconhecimento de escrita. Mas apresentava características de interface bastante interessantes e avançadas para a época.
O primeiro mega sucesso nessa categoria de produtos aconteceria em 1996 com o lançamento do Palm 1000, então uma divisão da US Robotics. O Palm foi concebido por Jeff Hawkins (http://en.wikipedia.org/wiki/Jeff_Hawkins), fundador da Palm Computing.
O sucesso do Palm em grande parte deve-se a abordagem inovadora dada por Hawkins para o reconhecimento da escrita através da Graffiti (http://en.wikipedia.org/wiki/Graffiti_(Palm_OS)). O interesse de Hawkins por estudos sobre a congnição permitiu que ele tivesse a sacada de transferir a carga de processamento do processo de reconhecimento de caracteres do aparelho para o cérebro humano (muitíssimo mais poderoso que o hardware do Palm). Para usar o Graffiti bastava o usuário memorizar um conjunto intuitivo de formas especiais de escrever as letras na tela do Palm para atingir um nível de precisão de quase 100% no reconhecimento da escrita.
Já o conceito original de tablet + telefone na Apple remonta os idos de 1983 (http://osxdaily.com/2012/04/13/original-apple-phone-concept-1983/), período em que Jobs ainda estava na companhia e é anterior a concepção desse tipo de equipamento em qualquer empresa.

Caríssimos, quando li Newton, meu cérebro deu nó, rsrsrs, fui lá prá longe procurar as influências na história.Depois da leitura ficou tudo nos conformes, rsrsrs.No mais: a César o que é de César!
ResponderExcluirMarise.
ResponderExcluirAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
Hahahaha, boa!
ResponderExcluir