terça-feira, 13 de janeiro de 2009

No FSM

Entre as inúmeras atividades que serão desenvolvidas no Fórum Social Mundial, em termos culturais recomendo por ser cinco estrelas a dica do meu amigo Alencar:

Noite Cubana

O Comitê de Defesa da Revolução - CDR, que é coordenado por Araceli Lemos, vai realizar no dia 16 de janeiro de 2009, sexta-feira, às 19:00 h, na Estação Gasômetro, no Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830), a Noite Cubana.
O evento celebra os 50 anos da Revolução Cubana, é preparatório ao Forum Social Mundial e contará com a presença de Maria Antónia Ramos, Conselheira da Embaixada de Cuba no Brasil, que apresentará um documentário e fará uma exposição sobre o Aniversário da Revolução.
Em seguida haverá uma apresentação do Coral Carlos Gomes, sob a regência da maestrina Maria Antónia Jimenez - cubana que nos adotou como segunda pátria - e outras atividades culturais como exposição de afiches (cartazes de cinema cubano em serigrafia de renomados pintores cubanos), livros e graffitis (da moçada da Fundação Curro Velho).
Estarão à venda camisetas e bônus, para financiar as despesas com o acolhimento da delegação cubana ao Forum Social Mundial (hospedagem e transporte, basicamente).
Na parte, digamos, hidráulica, serão servidos mojito eron añejo a la roca (legítimo Havana Club).

5 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação, companheiro Itajaí, com a devida vênia aos demais redatores

    ResponderExcluir
  2. Não há de quê. A propósito duas questões:
    1.Como era o nome daquele musico cubano, líder de um estilo assemelhado à Bossa Nova, que dividiu com nosotros e Omara Portuondo a mesa no Teatro Karl Marx em 97? Ele ainda vive? Perdi o registro dele.
    2.Nossa maestrina bem poderia arranjar para coral e orquestra esta "heróica" da revolução cubana, imortalizada por Violeta Parra e pelos artistas populares de Cuba:

    "Hasta Siempre, Comandante!"

    Aprendimos a quererte

    desde la histórica altura

    donde el sol de tu bravura

    le puso un cerco a la muerte.


    Aquí se queda la clara,

    la entrañable transparencia,

    de tu querida presencia

    Comandante Che Guevara.
    Tu mano gloriosa y fuerte
    sobre la historia dispara
    cuando todo Santa Clara
    se despierta para verte.

    Aquí se queda la clara,
    la entrañable transparencia,
    de tu querida presencia
    Comandante Che Guevara.

    Vienes quemando la brisa
    con soles de primavera
    para plantar la bandera
    con la luz de tu sonrisa.

    Aquí se queda la clara,
    la entrañable transparencia,
    de tu querida presencia
    Comandante Che Guevara.

    Tu amor revolucionario
    te conduce a nueva empresa
    donde esperan la firmeza
    de tu brazo libertario.

    Aquí se queda la clara,
    la entrañable transparencia,
    de tu querida presencia
    Comandante Che Guevara.

    Seguiremos adelante
    como junto a ti seguimos
    y con Fidel te decimos
    hasta siempre Comandante.

    Aquí se queda la clara,
    la entrañable transparencia,
    de tu querida presencia
    Comandante Che Guevara.

    ResponderExcluir
  3. Sim, como pude esquecer o autor! Imperdoável! Mas inegável foi também que Violeta Parra seja o arauto dessa bela canção revolucionária em Latino-América, especialmente quando o bloqueio e as trevas eram descidas ou desciam sobre o continente, asfixiando a democracia imberbe no sangradouro da Guerra Fria.

    ResponderExcluir
  4. Vai daqui um presentinho, Itajaí:

    http://www.youtube.com/watch?v=jcWZTZ5QBMs&feature=related

    Abraço.

    ResponderExcluir