domingo, 15 de março de 2009

Governos inimigos da internet

Aproveitando o excelente tema do post Países inimigos da Internet redigi um e-mail e enviei à ONG citada.

Sugeri a elaboração de uma lista que revelasse os governos que são inimigos da internet. Aqui no Brasil mesmo, os dirigentes dessa organização ficarão espantados com o que ocorre.

No Pará, por exemplo, o que poderia ser um modelo de acesso social à internet, não passa de propaganda enganosa.

Em um encontro que tive com um educador paraense nesta semana, a certa altura da conversa o professor foi claro:

-- Val precisamos articular com nossos representantes da bancada paraense a imensa dificuldade que temos em relação ao acesso à internet. Não há educação de qualidade hoje sem a disponibilização dessa poderosa ferramenta aos alunos, disse taxativo meu interlocutor.

Em Marabá, por exemplo, uma das mais estratégicas cidades da Amazônia, a internet é uma porcaria desqualificada.

Os sinais dos celulares caem a toda hora.

Em Santarém os problemas são permanentes é quase insuperáveis.

Pergunto:

--Alguém saberia me explicar por que criaram as agências reguladoras?

Uma resposta não vale: cabide de empregos.

4 comentários:

  1. Caro Val-André,
    Sim, precisamos melhorar e muito o acesso às TI em nossa região.
    Mas eu gostaria de ressaltar - e, talvez o seu interlocutor não esteja informado -, que muito se tem trabalhado no âmbito da Informática educativa aqui no estado do Pará.
    O cenário que há dois anos encontramos era, infelizmente, catastrófico. Estamos, sim, correndo atrás do prejuízo.
    Mas, como diz um dos principais articuladores dessas ações: a imprensa só, realmente SÓ anuncia mulher pelada e gente (sobretudo pobre) com o corpo estourado de bala...
    Resta-nos o veículo dos Blogs.
    Você sabia que ano passado, organizamos em Belém um primeiro concurs de Blogs das escolas estaduais da reião metropolitna de Belém? E que a escola vencedora nem Internet tinha mas, assim mesmo levou o prêmio?
    Esse ano, o concurso - pioneiro no Brasil -, vai abarcar todo o estado do Pará.
    Por favor, dê uma olhada nos "links" que eu coloquei no fim dessa postagem.
    Está longe de ser perfeito mas é muito, muito mesmo diante das péssimas condições que encontramos há dois, três anos atrás:

    Blog do NTE-Belém:

    http://ntebelempa.blogspot.com/

    (à direita você encontra os "links" para Blogs tanto de escolas estaduais, dos diversos NTEs do estado, como de alguns colegas professores)

    Blog do CTAE/SEDUC:
    http://ctaeseducpa.wordpress.com/

    É só a ponta do iceberg...
    Abs cordial, Rz

    ResponderExcluir
  2. Cara, vc já tentou abrir chamado na Anatel? É bem eficaz

    ResponderExcluir
  3. Val, perdão por ter moderado os comentários. Confundi com a minha postagem, devido à semelhança dos títulos.

    ResponderExcluir
  4. Ok professor.
    Todos aguardam as melhoras RZ.
    Não é não anônimo das 2:17.

    ResponderExcluir