quinta-feira, 10 de junho de 2010

As novas estrelas africanas

Ao vivo de Soweto, o concerto que celebra a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, vai começar daqui a pouco. Entre os artistas vindos dos quatro cantos do globo estão Shakira, Alicia Keys Angelique Kidjo e os meus favoritos: Amadou & Mariam. Para quem não vai poder ver o concerto via TV, deixo aqui um clip desses músicos sensacionais, que se conheceram numa escola de cegos em Bamako, no Mali, e hoje são os mais prestigiados artistas africanos no cenário musical da Europa. Entre as influências deles estão James Brown, Pink Floyd e a tradicional música de casamentos das aldeias da África Ocidental.

3 comentários:

  1. E foram lançados na Europa sabe por quem?
    Manu Chao!
    Yeaaahhhh!

    ResponderExcluir
  2. Sempre o Manu, né Barretto?
    Ele é uma jóia antenada e explêndido produtor e músico.
    QDesses que quando se conhece se quer ficar amigo para toda a vida.
    Assisti, meio de trivela, arrumando uma boraca de muda de roupa e outros tantos de equipamentos a abertura cultural da Copa; decolo daqui a pouco para São Paulo para cobrir a Convenção Nacional do PDT; satisfeito. A melhor música do Planeta, de onde todos nós viemos, foi sutilmente valorizada na abertura da 1ª Copa do Mundo de Futebol no Continente Africano.
    Um espetáculo maravilhoso!
    Agora. Sabem quem é um dos principais mentores dessa maravilha?
    – Ah! Não sabem?
    É um brasileiro.
    O nome dele é João Havelange.

    ResponderExcluir
  3. Sim. "Dimache a Bamako", o CD que os tornou conhecidos mundialmente, foi produzido pelo Manu Chao.

    ResponderExcluir