sábado, 28 de abril de 2007

Maturação

- O que foi?
- Dois ratos, senhor Romitelli!
- Ah, ratos... - comentou calmamente.
Eram de casa, estava acostumado a eles. E recomeçou, como se nada houvesse acontecido, a leitura do seu alfarrábio.

(O falecido Mattia Pascal - Pirandello, 1904)

Luigi Pirandello tem o nome inscrito entre os grandes da literatura universal. Foi filósofo formado pela Universidade de Bonn, Alemanha. "O falecido Mattia Pascal" é das obras mais conhecidas na bibliografia do Autor. Nesse romance, pela primeira vez, Pirandello apresenta ao leitor um tema recorrente em sua obra, especialmente na teatral: a relação paradoxal entre a essência e a aparência; entre o que é o homem e o modo como a sociedade o reconhece. Os clássicos, portanto, são de grande socorro para entendermos os dias de ontem, os de hoje e os de amanhã.

8 comentários:

Anônimo disse...

Apesar do Pirandello, continuo a não entender mais nada!
Um pessoal que possui uma ferrarí, olhe bem: UMA FERRARI!
Iria se FERRAR por causa de alguns trocados?
Tá parecendo disputa de morro, nas baixadas.

Carlos Barretto  disse...

Em minha opinião e possivelmente na metade da galera que acompanha o Círio, seu instinto de detetive está correto, anônimo.
Simplesmente inverossímeis as explicações sobre o caso até agora.

Anônimo disse...

No tocante a esse lastimável fato, observem que já se fala em segredo de justiça. Não sou advogado, mas penso que estão abusando desse princípio jurídico.
A sociedade tem o direito de saber o que está acontecendo, seja pelas gravíssimas suspeitas que recaem sobre acusados e vítimas, seja pela intimidade de todos com o poder.

Itajaí disse...

Cabe aqui fazer uma nota, considerando que o blogue é acessado por pessoas de outros estados e países, e que podem não entender o conteúdo dos comentários, trazidos certamente a partir de uma reflexão sobre o paradoxo pirandelliano.
Os comentários acima se referem a recente caso policial - O desaparecimento dos irmãos Novelino - que envolve empresários paraenses como vítimas e suspeito de duplo assassinato. Detalhes estão publicados no jornalismo local (www.diariodopara.com.br; www.oliberal.com.br) e no blogue 5a. Emenda.

Anônimo disse...

E os gregos....esses serão eternos.
Bjs.

Anônimo disse...

Podem tomar nota: vai ser mais um caso tipo Danna Teffé, P.C.Farias, e tantos outros onde a transparência é transcedente, transviada, transfigurada, transcoqueiro, translúcida, transcurral, transcultural, translatada,e por fim transaçionada!

Anônimo disse...

Tem Victors, Ronaldos, Bells, Aloisios, Dourados e Prateados.

Val-André Mutran  disse...

Tem de tudo e algo mais. Uma pequena corina foi aberta. Pequena...há outras.