sábado, 5 de maio de 2007

Macbook: o melhor de 2 mundos



Nestes últimos dias, só poderia apontar uma razão para não ter postado neste blog: traquitana nova na casa.
Pois aí está o novo hardware que estarei utilizando em casa ou em qualquer lugar neste mundo para continuar postando no Flanar: Apple Macbook.
Vamos então aos detalhes dos primeiros 3 dias com a máquina.
1) Design: é a primeira coisa que salta aos olhos. Seguindo a fortíssima tradição da Apple neste aspecto, o Macbook é simplesmente encantador.
2) Performance: Intel Core Duo 1,83 ghz, 512 mbytes de RAM, HD SATA 60 gbytes. Uma configuração modesta mas, absolutamente suficiente no MAC OS X Tiger.
3) Facilidade de uso: aqui cabe apenas o detalhamento de um cenário para demonstrar o que vou afirmar. No Windows, para remover um programa, temos que cumprir um longo ritual que nem sempre é bem sucedido, passando pelo PAINEL DE CONTROLE -> ADICIONAR REMOVER PROGRAMAS. No MAC OS, você arrasta o ícone do programa para a lixeira e tudo o que faz parte dele some para sempre, num piscar de olhos. É preciso mesmo estar atento para este detalhe pois os usuários do windows, se fizerem o mesmo no seu sistema operacional, vão apenas remover um atalho para a lixeira. No Mac, vai tudo pro espaço mesmo!
4) Preço: esta é outra tradição entre os produtos da Apple. Nada é barato. Mas você faz valer cada centavo investido. É só o que posso dizer. Mas se você quiser ter uma boa noção de seu preço, melhor sabê-lo em dólares na Best Buy. Perceba que existem várias versões de Macbook. Escolha a melhor para seu perfil de usuário e para seu bolso.
A que estou utilizando é a versão mais simples de todas, com preço estimado em U$ 1099, sem impostos americanos (acrescente 7% no valor declarado na loja).

Como não sou um usuário radical, testei um recurso relativamente novo que a Apple introduziu, após ter tomado a decisão de utilizar processadores da INTEL em suas máquinas: o BOOT CAMP.
Através deste utilitário você pode instalar o Windows em dual boot com o MAC OS.
Agora, quando ligo o Macbook, posso arrancar de Windows ou de MAC OS. Esta é mesmo a melhor opção para os usuários que possuem aplicativos para Windows e que não são fáceis de encontrar para a plataforma Macintosh. Além disto, o Boot Camp agora é plenamente compatível com o Windows Vista.

Sou um novo usuário de MAC OS e pouco posso afirmar além do que já foi dito. Quem sabe algum dos leitores não poderia complementar as informações.
Minha opinião geral sobre o Macbook até o momento?
Altamente RECOMENDÁVEL!

22 comentários:

Itajaí disse...

E quanto pesa a engenhoca?

ASF disse...

Superada a restrição financeira, não faz muito sentido mesmo, quando pensar em adquirir um novo computador, optar por uma solução Wintel (Windows + Intel) nos dias atuais.

Compre um Mac, compre um Mac, compre um Mac, ... eu acho que você não vai se arrepender. Você recebe muito mais pelo dinheiro que investiu.

Você usará o exclusivo Mac OSX, um dos melhores sistemas operacionais já criados. Desfrutará de um hardware que geralmente representa o estado da arte da tecnologia de PCs. E tem mais, os produtos da Apple em geral são genialmente simples e lindos.

Tem mais, quando bater aquela saudade, mesmo que seja por alguma tendência masoquista, você poderá rodar o seu velho cof, cof, cof (velho mesmo) Windows. Tanto em dual-boot (com o BootCamp) como virtualizado no Mac OSX (usando por exemplo o Parallels – http://www.parallels.com/). Quem sabe, só mesmo para não esquecer o gostinho azedo daquela que foi a plataforma de software de maior sucesso no século passado.

Se quiser, pode rodar também o GNU/Linux no seu Mac.

Para finalizar, meus parabéns amigo. Agora você é um feliz e legítimo 'everyday user' do UNIX.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Yúdice Andrade disse...

Barretto, não é de hoje que declaras, aqui no blog, que sonhas com essa máquina. Portanto acho que agora estás feliz como uma criança. Então parabéns. Curte o brinquedo, mas vê se posta...

Mari disse...

Nossa! Que máquina hein?!

Carlos Barretto  disse...

Oliver.
Pesa 5,2 lbs ou 2,35 kg.
Não é exatamente leve, mas tem o peso da maior parte dos notebooks de sua faixa de preço.

Carlos Barretto  disse...

É isso aí, Antonio. "Pero sin perder la ternura jamás".;-)
PS: o estudo sobre o consumo da bateria é uma realidade. Algumas publicações especializadas já afirmaram isso: com Windows Vista instalado, o consumo da bateria no Macbook parece ser maior.

Carlos Barretto  disse...

Yúdice.
Não dá, amigo. Simplesmente não dá. Passei o PC monstrengo daqui para o quarto do filho que ainda não tinha seu próprio PC, e dividia um com o irmão menor. Assim, fiquei aqui com esta coisinha, me acostumando com o teclado e suas manias.
Agora cada um tem o seu, seus arquivos, suas vontades, sua personalização, suas músicas, enfim, cada qual é dono de seu nariz na vida digital. Com a atenção e orientação dos pais, é claro.
Muito mais do que conseguir o Macbook, o sonho maior realizado é garantir um espacinho digno para cada um. Nada que se consiga da noite para o dia em meu perfil financeiro. Tudo foi adquirido aos pouquinhos, a cada mês reservado alguma sobrinha para o projeto.
Passei estes 3 dias mudando máquinas, cofigurando redes domésticas, reinstalando sistemas operacionais, enfim, estas coisas todas que eu acho ótimas.
Só a partir de segunda-feira, poderei normalizar minhas postagens.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Marinês
É linda, não é verdade?
Mas ainda é só um carrinho.
Existem Macs simplesmente fantásticos.
Dê uma passada lá na Sol e veja aquele, logo na saída do primeiro elevador.

Bjs

Anônimo disse...

Pronto...só faltava isso...
agora vamos ter excelentes fotos, ótimos textos...tudo de última geração e notícias...
qual é a de logo mais?
rsrsrsr!!!!!!!
Estou tão ou mais feliz que você, Flanar..nada melhor que "ver" a alegria dos amigos. Parabéns!Sucesso!
03 Bjs. boa semana pra vcs.

jbrrds disse...

Não tá com toda essa coca-cola, não. Confesso que se fosse um Sony Vaio, da série AR, aí sim, diria que é uma verdadeira máquina!

Carlos Barretto  disse...

Mas copulatum! O Vaio deve estar por uns 10 paus! E ainda por cima vem só com windows!
Por 10 paus não seria melhor um MACBOOK PRO?

Anônimo disse...

Tai...quero ver essa briga...se resolver trocar a máquina, me avisa...

três bjs.

não, dois, um especial para esse tal de copulatum...ô bichinho...

ASF disse...

Não sei não, mas sempre que vejo esse lance de Sony VAIO me parece puro fetiche.

Um dia as pessoas descobrem que PC não é TV! ;-)

Agora falando sério copulatum, não há qualquer diferença entre um Dell, HP ou Sony, acredite. Quanto a um Apple, bem, vc ainda vai descobrir isso.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

jbrrds disse...

10 paus? Nunca na história do Brasil! Um Vaio AR custa em torno de US$1500, o que não é tão excessivo assim, até pra um Malum Remuneratum. E cá pra nós, por só rodar Win (e Linux), vc vai ter mais pra usufruir. Ou vc conhece um bom programa, por exemplo, pra baixar baixar dados GPS em ambiente Mac? Se responder que sim, eu pergunto em seguida: é gratuito?

jbrrds disse...

Puxa, acabei esquecendo. Ganhei até beijo! Faz isso comigo, não, viu Cris... é que eu me apaixono fácil!

jbrrds disse...

Pois é, mas sou impaciente, gostaria que alguém me dissesse o que é tão fascinante em um Apple? Que programas ele roda que tanto fascinam as pessoas? Claro, por que essa é a única função de um computador. Ou você conhece outra?
Sinceramente, gostaria de saber o que ele tem que os outros não tem: beleza? design? poder de processamento? maior disponibilidade de softwares? preço? ou uma aura mística em torno de si, construída por um sujeito igualmente místico e cativante que, se fosse cabo eleitoral do Duciomar, venceria as próximas eleições pra prefeitura de Belém com 90% dos votos?
E não é preciso ir muito longe para ver o poder que a marca em si tem. Veja bem a marca (isso sim, é fetiche)... há pouco tempo atrás, se anunciou uma revolução no mundo das comunicações, a quintessência da convergência digital, o iPhone. Ora, o aparelhinho anunciado não faz nada além do que faz meu celular que roda Symbian... infelizmente meu celular não tem pedigree...
Agora podem ter certeza de uma coisa: na minha próxima ida aos EUA eu trago um Vaio (não mais da série AR, que provavelmente já estará defasada) e aí convido vocês pra sentirem a leveza, o brilho, a velocidade, hmmm, e principalmente aquele cheirinho gostoso de brinquedinho novo!

Anônimo disse...

Caramba...fiquei bem no meio do tiroteio e ninguém me viu...

buábuábuá...

Bjs(4), um para o Antonio.

Carlos Barretto  disse...

rsrsrsrsrs...
Vc tem razão, Cris
Deculpe nossa flagrante indelicadeza com vc.
De minha parte, fiquei em dúvida sobre qual máquina exatamente, vc espera que alguém deseje trocar: o Macbook ou o Vaio?
Se for o Mac, reafirmo a vc que estou a cada dia mais próximo dele e longe do Vaio. Não que ele me provoque qualquer tipo de urticária. Muito ao contrário, ele é de fato outra belezinha como o copulatum afirma.
Mas roda Windows, o que exige muito dele. E se somarmos os softwares de firewall+antivírus, ele vai ficar ainda mais lentinho. Se botarmos o Office 2007, segue-se um longo boot. Ah! Ia me esquecendo. Tem também a questão do código fonte do windows que além de ser possivelmente de má qualidade, ainda é uma caixa preta sem fim. Neste ponto, o MAC OS difere um pouquinho pois é desenvolvido em uma base UNIX.
Por esta razão, deixa eu concluir: sabe em quanto tempo o Mac Os demora para estar plenamente funcional a partir do momento em que se pressiona o botão de ligar?
30 segundos!!!
Bjs

Carlos Barretto  disse...

Bem. O Macbook custa só 1000 e vc pode rodar o windows, copulatum, para suas necessidades profissionais.

ASF disse...

Hum, na próxima viagem para o EU... parece que o copulatum não assim tão malum remuneratum assim como parece nos querer fazer acreditar! ;-)

Calma amigo, calma. Tranquilidade, estamos apenas brincando aqui.

Sony é legal sim, mas 9 entre 10 pessoas que apreciam tecnologia mas não são necessariamente profissionais de TI pensam como você. Elas alimentam esse desejo de possuir um Sony VAIO a qualquer custo. Quem sabe para se diferenciar das massas.

Se você avaliar bem perceberá que tudo o que um Sony VAIO oferece, exceto essa aparência um pouco mais bem trabalhada para os padrões de um PC ordinário, você encontra em modelos de outros fabricantes e com algumas vantagens. Posso citar algumas aqui: menor preço, facilidade para de manutenção, reposição de peças e a ausência de problemas de compatibilidade e suporte a dispositivos.

Concordo com você sobre a capacidade de persuasão de Steve Jobs. Ele realmente possui um talento incomum para nos supreender e encantar. E vai além, influenciando os rumos de toda a indústria de TI e mais recentemente do entretenimento.

Tenho um amigo que chama isso de “o campo de distorção da realidade do Steve”. Mas esse é apenas mais um dos vários ingredientes do charme e do sucesso da Apple.

Fique certo de que muito do que você é capaz de fazer hoje com o seu atual computador, você deve em grande parte ao trabalho e talento do Steve Jobs.

Quanto a softs para GPS (não ficou exatamente claro para mim do que você está precisando) uma rápida busca no “oráculo” (Google) por 'gps mac osx' te leva a uma profusão de opções e alternativas. O mesmo ocorre para GNU/Linux e até mesmo para Windows.

E por falar em sistemas operacionais, na minha opinião uma distribuição como o Ubuntu (GNU/Linux) é bem mais interessante e em vários aspectos superior ao Mac OSX, isso porque as opções com o software livre são mais poderosas e ilimitadas. Mas como foi colocado com muita propriedade nosso amigo do Flanar, o Mac OSX é sim um sistema operacional 'puro sangue' e superior ao Windows em praticamente todos os aspectos (não por acaso a Microsoft tentou copiar cada característica do sistema Apple para o Vista), afinal ele é um legítimo herdeiro do UNIX.

É mas você realmente precisa experimentar para compreender sobre o que estamos falando.

Dica: permita-se uma exposição ao tal do 'campo de distorção da realidade do Steve'. Acho que só assim você vai finalmente entender o fascínio que uma belezinha de $1100 é capaz de exercer sobre tanta gente.

Eu gostaria de finalizar dizendo que a verdadeira diferença entre um Mac (com processador Intel) e um PC convencional (mesmo um Sony VAIO) é que no caso do Mac, estamos falando de uma plataforma genuinamente do século 21.

Abraço,

ASF
http://antonifonseca.wordpress.com

jbrrds disse...

Não me convenci... pelo contrário, continuo achando "que 9 entre 10 pessoas que apreciam tecnologia mas não são necessariamente profissionais de TI pensam como você. Elas alimentam esse desejo de possuir um MAC a qualquer custo. Quem sabe para se diferenciar das massas."
E quanto aos 30 segundos para inicializar, caro Flanar, não pensei que ele fosse assim tão lento, ahahah...

Carlos Barretto  disse...

rsrsrsrsrsr
Fala sério!