sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Cinema sem filme

Seguindo sugestão do Oliver, articulista do Flanar, fui ontem ao Cine Líbero Luxardo do Centur, assistir ao filme “A Grande Ilusão”, do cineasta francês Jean Renoir, cartaz do dia no festival de cinema franco-alemão que segue naquele espaço até o final do mês.

Além da motivação natural – a obra é considerada um dos maiores clássicos do cinema e uma sensível mensagem anti-bélica – pensei poder postar minhas impressões sobre a fita, na qualidade de espectador leigo, mas interessado.

Qual não foi minha triste surpresa, porém, quando passada cerca de hora e meia de exibição, o filme simplesmente congelou na tela, em um momento crucial da trama: o da tentativa de fuga dos oficiais franceses presos em uma fortaleza medieval, usada como prisão pelo exército nazista.

A exibição era feita em DVD, e não em película. O disco, provavelmente arranhado, impediu que o capítulo fosse lido pelo aparelho; assim, o responsável pelo manejo do equipamento simplesmente pulou o trecho danificado, passando grande parte da história e adiantando a um ponto em que era impossível compreender o que havia se passado.

Ponto negativo para o cineminha. Eu e minha mulher, como vários outros espectadores, saímos imediatamente da sala de exibição. Uma pena.

Fica a sugestão de que os responsáveis pelo festival verifiquem as condições do DVD antes da exibição dos filmes.

5 comentários:

Citadino Kane disse...

Francisco,
Realmente esse filme é um dos clássicos do cinema, com Jean Gabin, Pierre Fresnay, Erich con Stroheim... com a direção de Jean Renoir.
Não sei se é vantagem ou não... Tenho a fita, perfeita e sem mofo. Vejo e revejo sempre, ainda tenho vídeo cassete.
Abraços,
Pedro

Francisco Rocha Junior disse...

Pedro,
poder ver o filme inteiro, sem cortes, é vantagem sim. Seja em VHS, DVD, película ou qualquer outro meio. O que não dá é pra interromper a história no meio, né?
Mas vou procurar nas locadoras; o Líbero não vai me deixar na mão!
Abs e volte sempre.

Itajaí disse...

Que maçada, eihn, Francisco? Uma falta de respeito para com os espectadores.

Francisco Rocha Junior disse...

Oliver, foi um verdadeiro balde de água gelada. Realmente, uma falta de respeito.

Anônimo disse...

Pobre Chico!