terça-feira, 25 de maio de 2010

Atenção para as fraudes no "e-commerce"

Quem gosta de comprar online, sabe da conveniência, da praticidade, da delícia de adquirir seu produto favorito, seu sonho de consumo, sem sair da cadeira. E frequentemente com preços e/ou facilidades de pagamento algo superiores às lojas ditas "de cimento e tijolo" de sua localidade. Fora a enorme variedade de produtos disponíveis para compra. É óbvio que existem lojas online confiáveis, com extensa tradição no comércio eletrônico. Porém, mesmo elas, cometem algumas imperfeições. Atrasos na entrega, produtos defeituosos, SAC ineficiente, entre outros probleminhas desagradáveis, que não são assim tão frequentes, mas que acontecem. Contudo, mesmo após algum aborrecimento deste gênero, é sempre mais provável você ter seu problema resolvido de alguma maneira satisfatória para ambas as partes do que em supostos websites de e-commerce. É preciso estar atento e dar preferência às lojas com tradição.
Muito embora tenhamos ainda uma série de possíveis senões ao hábito, vamos nos focar neste post em apenas um deles: a fraude, o golpe, o calote.
De fato, é muito simples para qualquer cidadão, mandar desenvolver (ou comprar pronto) um software de comércio eletrônico, adquirir um domínio na web, criar uma linha telefônica e disponibilizar alguns produtos, a preços inacreditáveis e até registrar um CNPJ. Basta possuir um certo capital inicial, que pode recuperar rapidamente com "as vendas" de seus produtos com "ofertas da china", e depois, simplesmente, sumir, deixando milhares de usuários no prejuízo. Isso já aconteceu antes e vai continuar acontecendo.
Portanto, antes de comprar ou acreditar em ofertas extraordinárias, siga os seguintes conselhos:
  1. Jamais acredite em ofertas "da china". Esta é a regra número 1 pois este tipo de oferta, simplesmente NÃO EXISTE. E se existe, o produto deve valer exatamente o valor que você está pagando. Ou seja, não deve valer muita coisa.
  2. Dê absoluta preferência às lojas com tradição no e-commerce. Geralmente, são aquelas que todos já ouviram falar. E mesmo que haja algum relato de caso de imperfeição no processo de aquisição, é mais fácil você obter a reparação.
  3. Dê preferência às lojas com equivalentes de "cimento e tijolo". O que não deixa de ser correlato ao ítem 2.
  4. Verifique cuidadosamente o website que está tentando lhe vender algum produto. Verifique se ele possui um endereço físico, e veja se ele está na mesma cidade onde você mora. Se o website fornecer apenas telefone ou um "contato de MSN", péssimo sinal. Telefone e MSN jamais foram sinais de boas intenções. Muitos inclusive, pagam alguém para atender ao telefone e estimulá-lo a desembolsar a grana. Até as vésperas de sumirem de vista.
  5. Pesquise no Google sobre o nome de título da loja online. Sites como o Reclame aqui, costumam mostrar os problemas envolvidos com determinada empresa. A existência de um problema, também é péssimo sinal.
  6. Infelizmente, também não dá para confiar cegamente em websites de comparação de preços como Buscapé, Bondfaro, etc. Muitos fraudadores, conseguem cadastrar suas "trampas" por lá. Ficam em observação, não recebendo nenhuma estrela que avalie seus procedimentos até um certo tempo. E se dão o golpe, o site de comparação simplesmente o retira de suas recomendações. Sem nenhum compromisso de reparo ao seu prejuízo.
  7. Muitos, para se promoverem, gostam de comentar em blogs, twitter e outras redes sociais. Evite seguir estes links. Não esqueça das recomendações 2 e 3.
Esteja atento. Este poster conhece relatos de uma "empresa" do sul do país, que vendeu uma fábula em produtos de informática no Brasil inteiro e simplesmente sumiu. Sem entregar nenhum produto. E ela, possuía "preços da china", telefone, contato no MSN, recomendação no UOL Shopping, um endereço físico (que apontava para uma portinha numa galeria de lojas) e até CNPJ. Belém teve vítimas no golpe, até hoje sem solução.
Portanto, o melhor mesmo, é só comprar de quem tem reconhecida tradição no mercado.

5 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, as recomendações de terceiros podem trazer confusão.
Meu cunhado recomenda um site chamado comprediretodachina, onde ele e amigos do trabalho compram tranqueiras há algum tempo, sem problemas de pagamento ou entrega.
Como existe um clone chamado diretodachina, alguns apressados acabaram caindo nesta arapuca.
Eu evito fazer compras on-line com pressa e de agora em adiante vou seguir os passos recomendados para continuar "virgem" de calote.
Abs.

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahahah!
Cada qual com seus problemas, né Scylla. Mas depois não digam que nós não avisamos. Este é um terreno realmente pantanoso, para aqueles que costumam fazer as coisas por impulsos. Melhor mesmo, é refazer a programação neural para evitá-los.
Rsssss

Carlos Barretto  disse...

Mas visitei o tal comprediretodachina. Só tem @#%$*&#@#.
Rssssss

Carlos Barretto  disse...

E sobre ela, há uma reclamação no Reclame Aqui. Contudo, a empresa "respondeu" adequadamente, o que parece contar pontos a favor dela.
http://www.reclameaqui.com.br/610951/compre-direto-da-china/comprei-e-nao-recebi/
E em outro fórum na web, existem muitas reclamações sobre demora na entrega dos "produtos".
http://www.reputacao.com.br/forum-det.jsp?forumPostID=383
Ou seja, parece funcionar. Mas eu, juro que jamais compraria nada aí.

Scylla Lage Neto disse...

Eu também não, Charlie. Mas parece haver comprador para todo tipo de vendedor.
Abs.