sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Franssinete Florenzano recebe ameaça de morte

Quem pensa que vida de blogueiro é fácil, está redondamente enganado. Apesar de alguns poucos nem sempre se pautarem pelas atitudes mais responsáveis no tocante ao conteúdo que produzem, todos, sem exceção, podem ser vítimas de violências as mais variadas. Normalmente, partindo de elementos nocivos à sociedade. Verdadeiros sociopatas. Estes, ao invés de usarem do direito de resposta automaticamente concedido na caixa de comentários, frequentemente procuram os tribunais acionando os autores, muitas vezes em verdadeiras litigâncias de má fé, felizmente logo detectadas por juízes sérios e atentos, invertendo-lhes a ação, e penalizando-os com o pagamento dos honorários advocatícios de quem acusam, bem como uma condenação, às vezes correspondente a 10% do valor da suposta (e sempre indecente) indenização que pleiteavam.
O cenário dos tribunais, apesar de desnecessário na maioria dos casos, é legítimo e cidadão. Muito embora, dependendo do contexto, sobrecarregar a justiça com questiúnculas é no mínimo uma falta de bom senso. Mais ainda quando, cinicamente, por trás de um poder econômico inegável, os litigantes buscam não exatamente o direito legítimo de provar sua inocência. Muito ao contrário, muitas vezes acusam com o intuito de intimidar, e criar constrangimentos aos acionados,  em sonolentas ações de injúria e difamação.
Neste sentido, tenho certeza, que mesmo os blogs jornalísticos responsáveis, que moderam e aceitam comentários anônimos, sabem a importância de garantir o direito de resposta a quem se sentir ofendido, injuriado ou difamado. Caminho mais razoável a quem de fato, nada tem a temer. Mesmo assim, pessoalmente, reconheço a via legal como aceitável. Especialmente, se comparada ao que vamos tomar conhecimento na sequência.
Existe de fato um outro cenário, que desponta historicamente como alternativa palpável nestas paragens, cada vez mais bombado pela inércia estatal em contê-lo. Um pistoleiro, segundo dizem, pode cobrar alguns poucos reais para eliminar um desafeto de encomenda. No estado do Pará, abundam exemplos que apontam a existência e persistência desta via indecente, inaceitável em qualquer país que se diga democrático. Alguns elementos - usualmente réus quase confessos - quando flagrados na ilegalidade, fazem opção pelo verdadeiro faroeste caboclo. Como não podem recorrer a justiça e nem tem vergonha na cara de atuar em defesa própria nas caixinhas de comentários de cara limpa, fazem coisas como a que vamos descrever agora.

No dia 12 de agosto, a jornalista paraense Franssinete Florenzano publicou em seu blog o seguinte post, mostrado abaixo em captura de tela.

Foi o que bastou para que recebesse a nojenta manifestação (anônima, é claro!) na caixinha de comentários.

Captura de tela
Como podem ver, os porcos parecem não se contentar mais em chafurdar na lama. Andam preferindo a "vara". E pelo visto, devem merecê-la, numa ação exemplar que a justiça paraense poderia executar, solicitando ao Google/Blogger a identificação de seu autor e consequente punição. Especialmente, tendo em vista a gravidade do cometimento comezinho e covarde. 
Por outro lado, não é bom subestimar as ligacões sempre perigosas destes meliantes sociopatas. Garantias de vida devem ser oferecidas à jornalista e sua família.
O poster vai acompanhar. Já entrei em contato com Franssinete pelo telefone e prestei-lhe irrestrita e absoluta solidariedade.
Agora, com a palavra, as autoridades e suas aguardadas providências, de absoluto interesse da sociedade e da democracia. E que prevaleçam sempre a liberdade de opinião e de expressão. A tolerância, é sempre o caminho mais adequado e elegante. Caso seja incabível aos ânimos das partes, (e sempre em último caso) as barras dos tribunais existem para assegurar direitos constitucionais. Não podem ser toleradas em nenhuma hipótese a barbárie, a molecagem e muito menos a covardia.

5 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Todo apoio à Franssinete. Conte conosco.

Franssinete Florenzano disse...

Obrigada, queridos, de coração. Eu espero que a polícia cumpra o seu papel e investigue até identificar o autor da ameaça, que o Ministério Público promova o devido processo penal, uma vez que se trata de crime contra a vida, e o Judiciário faça valer a lei e os direitos humanos e dos cidadãos.

Não só a mim a ameaça atingiu, mas a toda a minha família. Minha filha está muito abalada.

Beijos para vocês, e que Deus nos ajude.

Marise Rocha Morbach disse...

Legal Carlos, suas palavras são claras e precisas: não podemos tolerar a barbárie e a covardia.

Edyr Augusto Proença disse...

Todo apoio à Franssinete. Por questões técnicas, acho, não consigo postar comentários em seu próprio blog, que acesso diariamente. Meu apoio segue por aqui.
Edyr

Yúdice Andrade disse...

Considerando que a interessada já registrou ocorrência policial, como entendi, resta à polícia investigar, lançando mão dos recursos necessários para chegar à origem das ameaças. É importante agir rápido, porque se trata de infração de menor potencial ofensivo. Por isso mesmo, vale a pena a blogosfera permanecer vigilante e cobrar providências.