segunda-feira, 26 de março de 2012

Cinco Saltos ou o pulo do gato

Não consegui enumerar a quantidade de praças públicas de Cinco Saltos, uma pequena cidade de cerca de 30 mil habitantes fincada na Patagônia. Uma hora de voo a partir de Buenos Aires até a capital petroleira Neunquén e outros 30 minutos de carro para se chegar até lá. Ah, as praças... como fazem bem.
Cinco Saltos, até onde os olhos alcançam, é muito limpa, como Buenos Aires não conhece. Nada de prédios também ou buzinas a dar calo nas mãos dos histéricos. E ainda facilmente se encontram as chácaras, com plantação de maçãs e peras - economia forte da cidade. Um despetensioso passeio de bicicleta por estes caminhos é um gratíssimo regalo para si mesmo.
À tarde o silêncio impera. Hora irremediável da sesta.
O Lago Pellegrini é convite certo para a contemplação. Os mais treinados conseguem volitar, "seguro que sí". Me lembrou Lavras Novas (MG) e é como se fosse um proto-Praia do Forte (BA).
A sensação é de que se respira bem por estes ares (com o perdão do trocadilho infame).


Das poucas imagens que registrei na minha camereta de amadora, solto estas (arriba), da Plazoleta de La Memoria. Foi construída em homenagem aos desaparecidos políticos durante o golpe militar no país, qe completou 36 anos no último dia 24.
Ah, as fotos não são assim uma brastemp, muito menos um carlosbarreto, mas dá pra quebrar o galho.
Besitos desde Buenos Aires!

2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Interessante perceber como vc já anda absorvendo algumas palavras típicas do idioma espanhol.
Regalo e camereta, por exemplo.
Rssss

Erika Morhy disse...

Garoto esperto você, Carlinho, anos de praia... rs