sábado, 6 de julho de 2013

O encontro de dois gêneros





















Boa noite aos amantes da boa música.

De volta ao espaço para defender uma tese controversa. Trata-se de uma convicção que tenho sobre a natureza que separou — apesar da origem —, dois gêneros consagrados e por isso mesmo, muito populares da música.

Um dia, indaguei-me e comecei uma busca solitária. Tempos depois, anos depois, formulei solitariamente uma explicação que pudesse aplacar essa busca. Creio que o Jazz e o Blues, aqui definidos como organismos gêmeos bivitelinos; separados mas ao mesmo tempo juntos, para seguir o desígnio do sucesso, garantindo, desta forma, a trilha da imortalidade em nossos corações e mentes, não passam de irmãos gêmeos!!!!!

— Exemplos? Ok.

Ouçam com atenção "Prelude to a Kiss - with Ben Webster & Stuff Smith", em fenomenal interpretação jazzy da imortal Ella Fitzgerald. A diva empreende um sofisticado conjunto de técnicas vocais de vibrato e falsete, embora jamais permitir afetar a dicção fluídica do idioma (no conjunto de construção das frases).

— Ouviram?

Pois então, agora ouçam como o "mostro sagrado" Joe Cocker, hipnotiza-nos da mesma forma, cantando como um autêntico 'blue man' a maravilhosa canção "Hard Knocks". Notável a semelhança da técnica vocal, não é mesmo?

— E como rotular o espetacular estilo do maioral Ray Charles? Alguém se arrisca?!

Divirtam-se, portanto, com esse set, uma vez que o território está aberto, de modo que os inestimáveis leitores do blog possam brincar escalando os casais "bivitelinos".

— Ah! Estou disponível, se convidado for, para apadrinhar essas descobertas nas eventuais sementes geradas como frutos de encontros de celebração da vida, inspirados pela boa música. Rssssss!!!!!

Até a próxima.

Set List

Nenhum comentário: