segunda-feira, 2 de outubro de 2006

GOL 1907

Mais intrigantes informações a respeito:

1) O GOL 1907 às 16:35 teria solicitado ao controle de vôo de Manaus para subir de 35 para 39 mil pés. O legacy estaria a 37 mil pés.
2) O Legacy sumiu das telas do radar antes do choque e o presidente da ANAC admitiu indiretamente a possibilidade de "pontos cegos" na cobertura de radar do país (CINDACTA). O piloto do Legacy, nega o desligamento do transponder (equipamento que informa continuamente a posição do alvo aos radares de controle).
3) Ivan Sant'Ana, especialista em aviação e autor dos livros "Caixa Preta" e "Plano de Ataque", afirmou hoje ao Globo Online que o acidente ocorreu na área de transição entre o CINDACTA de Brasília e Manaus. Em outras palavras, "terra de ninguém" segundo afirmou.
4) Ao contrário do que teria sido noticiado em outros órgãos de imprensa, a Resenha CCOMSEX (boletim do Centro de Comunicação Social do Exército) informa que os destroços do avião da GOL espalham-se por uma área de cerca de 20 km quadrados.
5) Apesar disto, a mesma fonte informa que "Os militares revelaram que há uma grande concentração de destroços em uma única área, que exala um forte cheiro de corpos queimados. Uma fonte do grupo disse à reportagem do Estado que o cheiro é forte a ponto de 'penetrar no interior dos helicópteros, mesmo quando as portas estão fechadas'.
6) Ainda segundo a Resenha CCOMSEX, "um funcionário da Fazenda Jarinã, usada como base de operações, contou ao gerente da propriedade, Nilton Bicalho, que ouviu 'um grande estrondo'. Em seguida, viu o avião da Gol 'se movimentando bruscamente, rodopiando e despencando".
7) Por fim a fonte informa que "São três as questões que intrigam os peritos da Aeronáutica para explicar as causas do acidente. Eles precisam saber o que levou a tripulação do Legacy a mudar de rota, o motivo pelo qual ela não respondeu aos alertas por rádio feitos pelo operadores do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1) e porque os equipamentos anticolisão dos aviões, conhecidos como TCAS, não deram o alerta".

2 comentários:

Anônimo disse...

O Estadao informa que possivelmente o choque do Legacy atingiu a cauda do aviao da Gol. Isto altera toda a estabilidade do aviao, que mergulha de bico e termina se espatifando emborcado, tal qual mostram as fotos.
O Estadao tambem informa que o Legacy mudou de rota e foi informado para que corrigisse a rota pelo CINDACTA-1. Simplesmente nao respondeu.
Quanto ao equipamento que o piloto pode desligar por vontade e uma possibilidade que a caixa preta podera informar.
Enfim, tudo sugere que esse tipo de acidente nao tem causa unica.
Existe tambem a possibilidade de alguma parte do Legacy ter sido sugada pela turbina do Boeing, que explodiu, piorando ainda mais o quadro da instabilidade mecânica que se instalou no aviao da Gol.

Carlos Barretto  disse...

Agradeço honrado seu comentário e visita a este blog.