domingo, 21 de outubro de 2007

Pedalando em Paris


Foto: Ed Alcock for The New York Times

Quem já foi a Paris, sabe que alugar um carro quase sempre não é uma boa idéia. A procura por uma vaga para estacionar o carro pode consumir-lhe tempo e muita paciência, acabando por estragar o que deveria ser uma excelente estadia naquela magnífica cidade. Para isso, Paris oferece um dos mais eficientes transportes públicos do mundo. Abundância de linhas de metrô; ônibus limpos, automatizados, pontuais e bonitos; táxis modernos, com GPS on board e motoristas na maioria das vezes atenciosos.
Como se não bastasse oferecer todas estas alternativas de transporte para seus cidadãos e turistas, Paris agora oferece um serviço que pode trazer mais diversão a seus visitantes.
Funcionando desde 15 de julho, o Velib traz a opção de você alugar uma bicicleta de maneira totalmente automatizada e sair pedalando livremente pela cidade.
Para tanto, o serviço distribuiu quiosques eletrônicos em pontos estratégicos da cidade. Basta passar seu cartão de crédito, receber uma senha, ir até o estacionamento de bicicletas que fica ao lado, digitar a senha e sair pedalando. Você poderá então planejar seu passeio e deixar a bicicleta em qualquer outro quiosque mais próximo. O serviço é tarifado a cada meia hora de passeio sendo que a primeira meia hora é gratuita. Mas você pode pagar planos de um dia, uma semana e até um ano, com preços diferenciados.
Nem queiram imaginar o prazer de subir numa magrela, numa bela manhã de céu azul e sair pedalando à margem do Sena, visitando a Ile de la Cité, Ile St.-Louis e arredores.
Em reportagem especial o The New York Times dá mais detalhes sobre seu funcionamento.
Só não recomendamos fazer isso em Montmartre. A não ser que você seja de fato mais do que um atleta.

Nenhum comentário: