domingo, 24 de fevereiro de 2008

Flanando pelos fundos de seu computador

Que tal tirar o domingo para dar uma olhada na parte traseira de seu computador. Veja lá o que você poderá encontrar.
Aqui um rápido e despretensioso inventário das portas de comunicação com periféricos, que podem estar presentes na traseira de sua máquina (ou nas laterais dos notebooks).

Porta Serial - quase extinta mas muitos computadores ainda a apresentam, tendo em vista a disponibilidade de alguns periféricos (em especial de automação comercial com código de barras e leitores de cheques) que ainda a utilizam.


Porta Serial.

Porta Paralela - também em extinção mas foi muito utilizada por impressoras e scanners no passado. Ainda disponível na maioria dos PCs atuais principalmente por ainda existirem as velhas e barulhentas impressoras matriciais, que utilizam formulários contínuos. Tanto as seriais quanto as paralelas são muito lentas.


Porta Paralela.

Portas DIN e Mini-Din (também chamada de PS2 - padrão IBM) - ainda disponíveis, são utilizadas pela esmagadora maioria dos teclados e alguns dispositivos de automação bancária. As DIN estão extintas. O que você muito provavelmente vai encontrar em seu PC é a mini-DIN, conectando seu teclado ao PC.


DIN e Mini-DIN

Porta USB (1.0 e 2.0) - estão em franca utilização há mais de 5 anos e em pleno desenvolvimento, disputando em velocidade com o padrão "firewire".

As USB 1.0 são lentas e obsoletas. Contudo, ainda podem ser encontradas em computadores mais antigos.

As USB 2.0 representaram um grande avanço tecnológico, não só por serem infinitamente mais rápidas, bem como, por incorporarem uma via de condução de energia elétrica (5 volts), antes inexistentes na versão 1.0. São utilizadas hoje na maior parte dos periféricos disponíveis no mercado. Câmeras digitais, Pen Drives, Filmadoras, HDs externos, mouses, teclados, webcams, impressoras, scanners, leitores de cartões de memória, dispositivos de rede WiFi e muitos outros periféricos (às vezes bizarros).
Os cabos USB são bem característicos, e possuem duas pontas diferentes: uma achatada que se conecta ao computador (invariavelmente com o mesmo desenho) e outra - geralmente algo quadrada - que se conecta ao periférico.

Na ponta que se conecta aos periféricos podemos encontrar algumas variações de desenho:

Formato Mini USB: é adotada pela praticidade oferecida pelo pequeno tamanho (como é o caso das filmadoras, câmeras digitais e leitores de cartões de memória).
Formatos proprietários: seu desenho depende de projetos originais patenteados de cada fabricante de periférico (como é o caso do iPod, de alguns Palmtops e outros dispositivos).

No lado do computador, não existe diferença visual entre as USB 1.0 e 2.0. Você deverá consultar o manual de seu periférico ou computador para saber sobre a versão de USB que está utilizando. Prefira sempre USB 2.0. Ao menos por enquanto.


Uma Mini DIN (à esquerda) e 2 portas USB.


Cabo USB convencional tipo A-B.


Cabo Mini-USB.

Para saber um pouquinho mais sobre a tecnologia USB, consulte este artigo da PC World intitulado O que é um dispositivo USB 2.0? Seu computador possui essa entrada?

Porta Firewire (IEE 1394) - inicialmente, foi adotada pela Apple, que posteriormente, passou também a adotar o padrão USB em seus Macs. Tem velocidade próxima, às USB 2.0. Serve principalmente para a conexão de algumas filmadoras digitais.


Portas Firewire.


Cabo Firewire.

Também como nas USB, a ponta que se conecta aos periféricos firewire pode sofrer os mesmos tipos de variações de desenho.

Portas RJ 45 e RJ 11 - A primeira para rede e a outra para a linha telefônica. Apesar de terem finalidades muito diferentes, aqui as colocamos juntas apenas para chamar a atenção dos usuários de que elas são de fato muito parecidas. Mas é apenas mera semelhança.

As RJ 45 são maiores e comportam um maior número de fios (geralmente 8 pares de fios de cobre trançados e coloridos), servindo para conexões de rede Ethernet. Aqui você certamente tem seu modem de banda larga conectado, ou então um roteador, hub, switch ou outro computador, no caso de uma rede ponto-a-ponto. Por padrão, os cabos devem ser disponibilizados na cor azul (10/100 fast ethernet) ou vermelho (1000\gigabit ethernet), mas infelizmente, alguns raros fabricantes de periféricos de rede as disponibilizam de cores algo diferentes do padrão.


Porta RJ 45 (rede).

Já as RJ 11 são na verdade para conectar o PC à rede telefônica comum (padrão americano). São menores que as RJ 45 e comportam apenas 2 a 4 fios de cobre. Geralmente estão conectadas a linha telefônica e são utilizadas nos computadores que ainda utilizam os dinossáuricos fax-modems para acesso à internet por linha discada.


Cabos RJ 45 (esquerda) e RJ 11 (direita).

Para o futuro, tanto o padrão USB, como o firewire prometem novidades. Além disso começam a surgir os primeiros dispositivos externos e-SATA, que prometem conexões na mesma velocidade do novíssimo barramento e-SATA, que surgiu para substituir as conexões IDE (também conhecidas como PATA). Só por curiosidade, os cabos IDE, vem a ser aqueles cabos achatados que fazem a conexão da placa-mãe de seu PC a HDs, drives de CD e DVD, na parte interna de seu computador.
As conexões SATA, já são o padrão dos computadores novos e possuem tecnologia que garante uma grande velocidade de acesso aos HDs de mesmo perfil.

Para entender as diferenças entre as velocidades de conexão destas portas (entre outras não citadas por fugirem do ambiente doméstico), é muito importante consultar esta tabela disponível no sítio de Jefferson Ryan.

Po hoje, é só, nesta sessão de esmagamento de cérebro.
Até o próximo tutorial.

4 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Amigo, parabéns por mais um ótimo tutorial. Porém, não me imagino tirando um domingo, ou qualquer outro dia, para escarafunchar o fundo do meu computador. Para mim, desde que ele lique e faça o que eu mando, está bom demais. Se quiseres, podes fazer as investigações que quiseres. Tudo em nome da ciência!

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahah!
Mas Yúdice, é ótimo dar uma olhadinha de vez em quando para aprender.
Aos domingos, além de descansar, gosto às vezes de fazer coisas estranhas, as quais jamais teria tempo de fazer em dias comuns. Por exemplo:

Além da jardinagem, de empilhar meus livros do maior para o menor e arrumá-los por temas, dar uma olhada em meu PC, fazer uma faxina com um aspirador de pó especial (sim, eles enchem de poeira com o tempo), arrumar a gaveta de tralhas em ordem temática (mantendo a esposa longe, louca de vontade de jogar tudo fora), e blá,blá,blá...
Alguém pode ter a idéia de aprender para que servem todos aqueles buracos na parte de trás do PC.
Daí...

Rsss....

Carla disse...

bem,qdo li isso pensei que isso era o cumulo da falta do que postar...
hahaha,
pelo menos vc é organizado...

Carlos Barretto  disse...

Pelo visto, estamos mesmo atravessando um período de hipofluxo de postagens, Carla.
Não que nada aconteça. Ao contrário, pessoalmente tenho estado muitíssimo ocupado nos últimos dias, trazendo alguns sacrifícios ao blog.
Mas estamos à vontade. Mas deixamos aqui nosso pedido de desculpas aos leitores, na certeza de que assim que possível, normalizaremos o ritmo.

Abs