quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Os blogs e a imprensa

Recebi em casa, ontem, um jornal chamado "A Vanguarda". Apesar do preço de capa, de R$ 2,00, o periódico foi entregue a todos os moradores do meu prédio de graça. E nem se tratava do primeiro número: na capa estava registrado Ano I, N. 12. No expediente, pessoas ligadas ao Diário do Pará e à família do deputado Jader Barbalho.

A coluna nobre do jornal é uma tal Repórter A Vanguarda, em clara referência ao Repórter Diário, da folha sobrancelhuda (© Juvêncio de Arruda). Nela, duas notas chamam atenção:

Fofoca
Não resta dúvida que muitos blogs de jornalistas, no Brasil, vêm contribuindo para o acesso dos internautas a informações, principalmente na área política, as quais não são encontradas na grande imprensa por motivos diversos - a coluna não entra no mérito. Mas, aqui em Belém existem blogueiros que tranformam essa importante ferramenta em tribuna de seus recalques. Especulam, fazem ilações, criticam ao bel-prazer sem observar o básico no bom jornalismo, o de ouvir o outro lado. Resultado: estão servindo de porta-vozes de fofocas. Sem qualidade, não dá.

Entrelinhas
Eis o ranking dos três blogs paraenses mais acessados pelos internautas: Ressaca Moral, Blog do Jeso e Blog do Juvêncio. O número de acessos de cada um está nas respectivas homes.

É engraçado que este genérico do Diário do Pará queira dar lição de bom jornalismo. É tudo o que sua celula mater não faz. Mas também é importante notar como, efetivamente, a cada dia que passa, os blogs conseguem se transformar em contraponto importantíssimo à grande imprensa, criticando-a, cobrando-lhe responsabilidades e, principalmente, dando oportunidade à manifestação de quem o acessa - tornando, na prática, amplo o debate e livre a manifestação de pensamento.

Agora, é impossível não perguntar: em quem cabe a carapuça da primeira nota?

6 comentários:

Ivan Daniel disse...

A maioria dos blogs são pessoais, não jornalísticos, e são abertos ao contraditório. Se assim não o fossem, perderiam credibilidade e conseqüentemente o número de acessos.

Francisco Rocha Junior disse...

Certíssimo, Ivan. Porém, os blogs mencionados no post são todos de pessoas da área de comunicação e dois deles possuem conteúdo nitidamente jornalístico, com o destaque de análise e opinião.
Como disse, penso que este seja o motivo principal de seu sucesso, junto com o respeito à liberdade de manifestação de seus freqüentadores.
Obrigado por sua visita e comentário.

Carlos Barretto  disse...

A cada dia que passa, a convivência entre a blogosfera e a grande imprensa parece cada vez mais difícil.
No passado, uma destas folhas paraoaras, queixava-se de "supostos cientistas políticos" atuando na blogosfera. Sim. Foi na época da última eleição para governador.
Advinhe para quem era o recado?
Na oportunidade, escrevi algo como: mas afinal de contas querem que acreditemos na "ciência deles e seus conflitos de interesse não declarados".
Este, definitivamente, é um casamento que nunca vai vingar.

Abs

Carlos Barretto  disse...

E tem mais. Mesmo praguejando contra os blogs, vez por outra, gostam de citá-los quando atendem seus interesses, é claro.

Anônimo disse...

O juvência é parada obrigatória para quem quer saber o que acontece nos bastidores políticos parauara, já o ressaca.. céus, ok as vzs é engraçado mas na maioria das vezes é um humor muito baixaria, tosco e repetitivo.Imagino que a referencia no periódico tenha sido autopromocional. é que no time do ressaca tem gente que trabalha no Diário e propaganda, mesmo negativa é propaganda. Ainda mais "di gratis".

Francisco Rocha Junior disse...

Quanto ao Juvêncio, das 18:01hs, nada a discutir.
Quanto ao Ressaca... será, anônimo?