domingo, 25 de janeiro de 2009

Mundo Sub Rosa

Dada a quantidade infinita de informações de que dispõe, na internet vai-se sempre encontrar coisas boas e ruins. É natural que assim seja e óbvia a explicação: a rede mundial é o espelho do humano, afinal.

Por vezes há espaços virtuais próximos de nós e que desconhecemos. Há outros que, situados longinquamente quanto à hospedagem e ao autor, pela familiaridade no acesso e no interesse achamos que estão mais perto de nós do que muitos objetos do nosso dia-a-dia.

Entre os primeiros, há tempos descobri um blog, de terras paraenses, que me causou muita simpatia. A simpatia cresceu e virou encanto quando descobri uma história interessante e algo melancólica a respeito de sua titular.

Maria Elisa Guimarães, a titular do Sub Rosa, professora de filosofia da Universidade Federal do Pará, fala em seu blog sobre literatura, música, relações humanas e, claro, filosofia. O blog anda meio desatualizado, mas tem textos lindos e dicas ótimas.

Na minha infância, minha mãe falava muito de uma amiga, homônima de Maria Elisa, cujo apelido também era Meg, como a blogueira. Não sei se é a mesma pessoa. Lembro que esta amiga de minha mãe morava no prédio onde no térreo se situava uma loja da extinta Telepará, na Presidente Vargas, vizinha ao Renascença dos amigos e também blogueiros Juvêncio de Arruda e Edyr Augusto Proença. Mamãe falava dela como uma pessoa muito sensível e delicada, como a Meg do Sub Rosa parece ser.

De todo modo, e ainda que não seja a mesma pessoa, sinto-me familiarizado com a Maria Elisa Guimarães do blog, como se ela fosse uma velha conhecida. E para mim, ela é. Como disse, faz tempo que visito seu espaço virtual e com certeza ela nem sabe disso. Pensava sempre em apresentá-la aos leitores que passam por aqui. Agora, a apresentação está feita. Tenho certeza de que quem se aventurar por lá vai ficar flabbergasted com o mundo da Sub Rosa.

3 comentários:

Itajaí disse...

O blog Sub-Rosa é muito bom. Eu já o conhecia desde muito tempo e o acompanhava. Deixei de fazê-lo porque não tinha mais atualização.Estou por outro lado desconcertado com o que é relatado em teu link melancólico.

Anônimo disse...

Sim, é a mesma pessoa de quem sua mãe falava.

Francisco Rocha Junior disse...

Itajaí, eu também fiquei. Mas, ainda bem, Meg está viva e operante, como dizem os PMs.

Das 23:27hs.diga-me quem és, pra conhecer tal fato. Eu adoraria saber. Se quiser, mande-me email pra felrjr@gmail.com.

Abraços.