domingo, 12 de abril de 2009

Barbaridades "lá" também



Quem pensa que só os varejistas daqui fazem barbaridades com o consumidor, está redondamente enganado. Não podia ser diferente, é claro. Mas um bom exemplo, serve para clarear as idéias.

Quem já foi aos EUA (ou mesmo quem ainda não foi), deve conhecer a gigante rede varejista Best Buy. Com dezenas de lojas espalhadas nas principais capitais dos EUA, as lojas são especializadas em equipamentos eletrônicos. De um modo geral, são como grandes galpões muito iluminados, cheios de gôndolas, como se fosse um verdadeiro supermercado de computadores, gadgets e traquitanas eletrônicas. Um paraíso para os amantes destes produtos.
Mas veja este caso patético divulgado pelo Gizmodo.
Um consumidor americano, em busca de um novo HD, adquiriu um novíssimo Western Digital VelociRaptor na loja americana, pela incrível quantia de 225 dólares. Bem que poderia ser um modelo semelhante a este aqui.
Ao chegar em casa, para sua supresa, tirou da embalagem lacrada um modesto e obsoleto Quantum Fireball de míseros 30 gbytes de capacidade. Um modelo descontinuado pela antiga Maxtor há 9 anos atrás. Era só o começo de um drama que pelo visto, por mais incrível que possa parecer, vai acabar nos tribunais de pequenas causas dos EUA. Acreditem, após um ping-pong entre a Best Buy e a Western Digital, o consumidor simplesmente não conseguiu até o momento a troca do produto e nem o reembolso dos 225 dólares.
Leia a íntegra do caso e surpreenda-se com mais revoltantes detalhes.

2 comentários:

Lafayette disse...

Carlos, Código de Defesa do Consumidor como o nosso, não tem!

Carlos Barretto  disse...

Vc quer dizer que nos EUA, o consumidor está menos amparado que no Brasil, Lafa?
Lá. Justamente onde as "lawsuits" são tão populares?