O prefeito de Belém, que andava sumido, reapareceu para dizer que pretende privatizar o abastecimento de água no município.
Na gestão Edmilson Rodrigues (1997/2004), municipalizou-se parte do serviço. Foi sob sua batuta que se criou o SAAEB, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém. A prefeitura abriu confronto com o governo estadual tucano de Almir Gabriel, que contratou a peso de ouro um parecer do administrativista Diogo de Figueiredo Moreira Neto para sustentar a inconstitucionalidade da municipalização. No entanto, SAAEB e Cosanpa, a companhia estadual correspondente, passaram a conviver forçadamente, com conflitos e confrontos a partir de então.
Eis, agora, que o pior prefeito da história da cidade resolve privatizar o serviço. Considerando o passado do nacional e a realidade de sua administração à frente de Nova Délhi (© do saudoso Juvêncio de Arruda), a notícia não é auspiciosa – muito pelo contrário.
No mundo, duas transnacionais francesas dominam o mercado: a Vivendi-Générale des Eaux e a Suez-Lyonnaise des Eaux. Cerca de 40% das localidades onde o serviço já é privatizado, inclusive na América Latina, são dominados pelas duas empresas.
Em Belém, fala-se à boca miúda de que a maior incentivadora da privatização seria uma empresa de engenharia ambiental ligada a uma grande empreiteira. Obviamente, isto é fofoca. Mas o que não é fofoca e é, de fato, preocupante, é a forma como o assunto vem sendo conduzido pela prefeitura de Belém, que recusou, há alguns dias, mais de 240 milhões de reais do Ministério das Cidades, para melhorias no sistema de abastecimento e esgoto da capital paraoara.
Especulo, obviamente, mas não posso deixar de pensar que a recusa talvez tenha se dado porque deste dinheiro a prefeitura teria que prestar contas.
3 comentários:
Caro PAI D'ÉGUA, citando nome, acusando e não apresentando provas, não há como aprovar seu comentário. Sinto muito.
Refaça seu comentário sem a citação expressa e eu o aprovo, se você quiser.
ÉGUA, sumano, não dá para refazer não. Só que quero ti dizer que sou caboco, mas tenho vergonha na cara. Tudo que ti contei, sumano, dá para provar sim. Se tu quiseres pode pesquisar. Sugiro: diário oficial do estado, site sindicato urbanitários, mais precisamente seus boletins, e blog da Franssinete, que postou (A Dança das Cadeiras, Aperto nas Telefônicas, Cosanpa Reponde e À Espera de Pauta )informações que confirmam - e provam - o que tentei ti informar.
Abraço, sumano.
PAID'ÉGUA.
PAID'ÉGUA, este blog é de opinião, não jornalístico. É difícil fazer esta pesquisa que tu demandas.
De todo modo, o assunto vale o retorno. Volto a tratar dele ainda esta semana.
Obrigado por seu retorno e compreensão.
Postar um comentário