terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O empréstimo e o governo

A briga de cachorro grande deste final de mês é a luta do governo do Estado na Assembleia Legislativa para aprovar o empréstimo que pretende contrair junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, no valor de 366 milhões de reais.

Se de um lado a oposição alega não conhecer a destinação do dinheiro, considerando já ter aprovado mais de 500 milhões de empréstimos desde o início do mandato da governadora Ana Júlia Carepa, e diz temer pela saúde financeira da Administração estadual, por outro o governo aduz que o Pará tem capacidade de endividar-se em até 13 bilhões de reais e que o dinheiro a ser recebido tem vários destinos, visando sanar necessidade urgentes da população.

Na verdade, na verdade, o que a oposição não quer é dar oxigênio para a campanha de reeleição da governadora. Por sua vez, Ana Júlia precisa do dinheiro para facilitar sua permanência por mais quatro anos no Palácio dos Despachos.

O embate, portanto, é político. Com "p" minúsculo, pois sim.

Um comentário:

Anônimo disse...

O BNDES so deveria emprestar dinheiro para quem tivesse adimplente. O Estado do Pará pegou dinheiro para construir o Hospital Oncologico Infantil Ofir Loyola e esta obra era para estar pronta em Dezembro/2008, esta obra só foi feita sua fundaçao e no momento esta parada. Se o Estado não sabe ou faz de conta que são sabe gerir 20 milhões como quer gerir 360 milhões? Nos mortais só temos credito se pagarmos ou cumprirmos com o que foi combinado, mas neste Governo do PT é tudo no faz de conta. Vai ver que em vez de 360 o BNDES vai liberar 720 milhões para ser gasto nesta campanha politica que esta aí.