terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Microsoft lança seu Windows Phone 7

Abandonando de vez o termo Windows Mobile - de péssima reputação - a Microsoft lançou seu mais novo sistema operacional para smartphones, que pelas características touch screen entre outras funcionalidades, pretende fazer frente ao iPhone OS (Apple) e Android/Nexus One (Google). O novo software - apresentado ontem em Barcelona pelo próprio CEO da empresa, Steve Balmer - herda pesadamente características de seu player multimídia Zune, que não andou fazendo lá muito sucesso, frente a bem sucedida família de players iPod da Apple.
Com tela touch screen, uma interface redesenhada baseada no Zune, compatibilidade com a suíte de escritório Office, ícones grandes em fundo negro que a empresa denomina de live tiles, integração com algumas redes sociais e sua ferramenta de busca Bing, o Windows Phone 7 muda radicalmente a linha de desenvolvimento que adotava com o antigo Windows Mobile. Na verdade, segundo afirmam os primeiros hands on, jogue fora tudo o que você conheceu através de Windows Mobile. Trata-se de um novo sistema operacional para telefones móveis.
Veja você mesmo através deste vídeo do Engadget.
Como podem ver, trata-se de mais um concorrente ao pioneiro iPhone. Mas não só isso parece ameaçar a aparente hegemonia do gadget da Apple. Ela já deve estar lá com as barbas de molho, também por isso.
Leia também este artigo no The New York Times, e o hands on do Engadget.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho a impressão de que essa resposta da Microsoft é tardia.

A pergunta que deve realmente ser feita é: de onde ela (MS) vai tirar uma legião de desenvolvedores de aplicações para esse novo sistema operacional?

Afinal de contas é isso que determina o sucesso de uma plataforma.

Ironicamente, graças ao mesmíssimo fenômeno de rede responsável por manter a dominância do Windows no desktop (e suponho que isso só vai mudar com o declínio do desktop como principal plataforma de computação pessoal e não por conta de uma substituição do Windows) já encontra-se consolidada a base de desenvolvedores de apps prioritariamente divididos entre iPhone e Android.

Pegando a sobra estão Microsoft, RIM (BlackBerry), Symbian (Nokia, Sony/Ericsson) e outros insignificantes.

Ademais, assistindo ao vídeo do hands on do produto fiquei chocado com as deficiências de funcionamento: ao tocar no ícone do navegador (Internet Explorer) o Windows Phone 7 lança a agenda de contatos, o reconhecimento de gestures para zoom da tela por exemplo não funciona corretamente, o tempo de desenho de uma página web no IE é ridiculamente lento...

Ok, podem dizer que o produto ainda não está pronto e eu respondo: que não mostrassem ao público então.

Descontada uma interface (fashion demais, que me fez lembrar os produtos de consumer da Sony) me pareceu apenas mais do mesmo.