sábado, 6 de março de 2010

Futuro

Qual o futuro dos índios do Brasil? As possíveis respostas vão ser discutidas no domingo, dia 7 de março, em Bruxelas, num dos centros culturais mais prestigiados da capital européia, o Espaço
Senghor, em Etterbeek. É mais um indício de que os povos da floresta amazônica
voltam a ser o centro das atenções deste lado do Atlântico, depois das notícias
de retomada do projeto Belo Monte para a construção de hidrelétricas
no rio Xingu. A programação é organizada pela Icra International, uma das mais ativas
ONGs de solidariedade aos povos autóctones no mundo.
Além de um debate, poderão ser vistos uma exposição fotográfica e três
filmes. As fotos de tribos do Alto Xingu e foram feitas pela fotógrafa paulistana Babi Avelino, também diretora do documentário "Elo", que vai ser exibido na programação. Os outros dois filmes são "Itsatxi, o último audeus", um documentário de realização coletiva dos índios yawalapiti, do Alto Xingu, e "Terra Vermelha" (Birdwatchers), uma ficção dirigida pelo ítalo-chileno-argentino Marco Bechis. Este filme esteve na Mostra de veneza em 2008 e teve repercussão por mostrar as causas do alto índice de suicídios entre os índios guarani-kaiwoá, do Mato Grosso do Sul.
O debate vai contar, entre outros participantes, com a antropóloga Valéria Carvalho e representantes da ONG Maracá Arte e Cultura.
A programação (em francês) está no site do Centro Cultural Senghor no link:
http://www.senghor.be/?r1=100051&r2=101205

6 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Seja bem-vindo ao blog Edvan.
O post chega numa hora em que, mais uma vez, a polêmica desenvolvimento x direitos dos povos da Floresta está no centro do debate; ainda mais quando constata-se que o Consenso de Washington foi para as "cucuias".
Abraços.

Francisco Rocha Junior disse...

Belo tema para uma postagem de estreia. Seja bem vindo de fato ao Flanar, Edvan.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Obrigado, Val-André e Francisco Jr. O tema Índios da Amazônia sempre aparece nas conversas aqui na Europa, mas nos últimos tempos tem se intensificado na medida em que as notícias sobre Belo Monte circulam na internet e na mídia em geral.

Raul Reis  disse...

Bem vindo, Edvan! Parece que vai ser uma conferencia interessante...

Scylla Lage Neto disse...

Edvan, você julga que o interesse internacional por Belo Monte é grande o suficiente para ainda gerar pressão internacional sobre o Brasil?
Soyez le bienvenue au blog Flanar!

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Merci, Scylla.
Eu acredito que a opinião pública, principalmente na Europa, tem um enorme poder de pressão política, diplomática e econômica. É comum ver que o governo belga (e por tabela, a União Européia)recuou de um acordo econômico com um país, ou com empresas multinacionais que atuam num determinado país, porque há pressão da sociedade. E às vezes, isso se traduz de maneira explícita, com reflexos nas relações comerciais, principalmente.