Quem assistiu "Cidadão Kane" deve lembrar que o filme do Orson Welles é baseado parcialmente na vida do magnata da imprensa William Randolph Hearst, dono de uma cadeia de jornais norte-americanos. O filme também mostra a obsessão de Hearst em construir San Simeon, um gigantesco castelo misturando estilos espanhois e italianos, à beira do Pacífico na costa central da California.
Pois é, e foi neste bendito castelo que eu passei o fim de semana! (Acima, a famosa "Piscina de Neptuno", que já apareceu em muitos filmes e comerciais).
Explica-se: eu fui como chefe do departamento de Jornalismo a uma cerimónia premiando (entre outros) o jornal diário da minha Universidade, feito com muito afinco e dedicação pelos nosso talentosos alunos. Não é fácil imprimir um jornal diário, como todos os amigos jornalistas cansam de saber, mas a coisa piora ainda quando não se tem muita grana (o jornal da universidade é auto-suficiente, e sobrevive principalmente graças a anúncios publicitários), e todo o trabalho é feito por estudantes que, apesar de dedicados, ainda estão sendo treinados.
O nosso jornal, o Daily 49er, ganhou primeiro lugar na categoria de "Edição Especial", concorrendo com outros jornais estudantis de todas as universidades da California! A edição especial que recebeu o premio foi a edição comemorativa de 60 anos do jornal (e da universidade).
Voltando ao Hearst Castle--eu havia estado lá em 2006, mas tinha apagado alguns detalhes da memoria. O castelo senta sobre um monte em frente ao Pacífico, "overlooking" o oceano, e com encostas fantásticas, onde se planta principalmente vinhedos e oliveiras. A área total da família Hearst cobre 40 milhas de costa do Pacífico, entrando 10 milhas no interior. O castelo e mais 150 acres foram doados pela família ao governo, com a diretriz que seja um parque para toda a eternidade, e eternamente aberto à visitação pública.
Nosso grupo teve uma turnê privada do castelo, de duas horas, e os alunos ficaram maravilhados. Muitos alunos nunca o tinham visitado.
A cerimónia de premiação também foi emocionante, e as fotos mostram um pouco do que se passou ontem à noite. Estas fotos foram feitas com o meu iPhone. Amanhã eu vou upload outras fotos.
3 comentários:
Raul, há cerca de 15 anos passei uns bons 10 dias "hanging around" pela PCH1 e tive a oportunidade de conhecer San Simeon.
Essa foi uma das melhores viagens que jamais fiz e o seu post evocou memórias já enterradas.
Thanks for evoking them!
Um abraço.
Scylla, parabens! Sabe, eu conheço o castelo. É algo grandioso, no meio do nada ... Seguindo a estrada pela costa, tem muita coisa interessante, a exemplo da Floresta de Los Padres ...
Esse castelo é maravilhoso, estive lá em 2007, no meio do nada mesmo. Bem coisa de americano, mas muito interessante.
Postar um comentário