terça-feira, 1 de junho de 2010

O Caso do Navio "Free Gaza" e a Crise do Oriente Médio: VDM

O ataque da marinha israelense a um barco em águas internacionais é um incidente gravíssimo. Se percebermos a imprensa não consegue informar quantas e quem foram as vítimas na tomada do barco pelos militares. Autoridades de Israel falam que aconteceram baixas de seu lado e também informam a causa para agirem como truculência: a presença de armas e a atitude hostil do navio. Mas tal qual a lista de mortos, as tais armas não foram apresentadas a imprensa. Contudo, circulam informações de que no barco barco estavam pessoas com nacionalidades de 22 países, dentre eles 12 parlamentares da União Européia e um Prêmio Nobel da Paz (Mairead Maguire), que se encontra sob custódia numa prisão israelense.
Por outro lado, o The Times noticia que pelo menos um dos três submarinos israelenses de fabricação alemã está estacionado em posição que permite lançar mísseis continentais sobre o território iraniano. Os submarinos da flotilha 7 - Dolphin, Tekuna e Leviathan - podem permanecer submersos por 7 dias e estão equipados com mísseis capacitados para o transporte de ogivas nucleares.
O posicionamento dessas belonaves, segundo o jornal inglês, responde pelo temor israelense de um ataque conjunto do Herzbolah-Síria-Irã, sendo que a principal cidade atingida seria o centro financeiro de Telaviv. Fotos de satélite que comprovariam o deslocamento de mísseis entre os países árabes e a milícia no Líbano teriam sido apresentadas ao presidente Obama.
Na minha opinião tudo se encaminha para mais uma guerra no Oriente Médio, e, claro, Vai Dar Merda, confirmando as sábias palavras de Chico Buarque. Especialmente porque eu temo que Israel fugiu do controle da Casa Branca, o que também pode ser uma solução conveniente para o governo norte-americano.

2 comentários:

Tanto disse...

Itajaí,

Minha mãe sempre me diz que quase tudo pode ser resolvido com conversa e ponderação, principalmente no que se refere ao ser humano, sentimentos, raivas, mágoas. É triste ver que, neste caso, não se consegue fazer nada, não se consegue resolver... Acho que as partes envolvidas já desistiram, a muito, de qualquer espécie de acordo. Acho que hoje, para eles, é mais fácil decidir por matá-los, os outros, e resolver a situação. Resolver?

Itajaí disse...

Não devemos desanimar quanto a buscar soluções. Nesse tipo de problema a mobilização da opinião pública é importante, pois ela será a principal prejudicada no caso de uma guerra que terá repercussões sérias para o mundo. Está claro que a imprensa nacional, como é hábito, não está dando informações adequadas e completas para que as pessoas formem opinião e se posicionem.No post, por exemplo, eu publiquei dados que a mídia brasileira nem sequer tangenciou nos últimos dias.