sábado, 30 de outubro de 2010

A pequena notável e eterna

Comecei esta semana uma nova unidade nas aulas de português brasileiro para os alunos do sétimo nível da língua de Camões na escola SNT, em Brugge. E o tema é Música do Brasil. Falar da nossa arte maior não é tarefa fácil: como explicar tanta diversidade, tanta criatividade, tanta coisa para gente que, em sua maioria, nunca pisou no Brasil? Resolvi então começar com a Pequena Notável. Escolhi este vídeo do You Tube e mostrei a eles. Foi incrível a reação maravilhada dos alunos, todos entre 40 e 60 anos de idade. Nenhum deles tinha ouvido falar de Carmen Miranda, mas alguns tinham referências da iconografia cantora-com-frutas-na-cabeça-e-saia-rodada... O vídeo é uma jóia, e na gravação, a voz do nosso buda-nagô Dorival Caymmi é de arrepidar. Afinal, foi ele quem inventou Carmen Miranda e ajudou a mostrar ao mundo, o que que a baiana e o Brasil têm.

3 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Deve ser fascinante, Edvan, lecionar para um público culto e interessado em nosso idioma e cultura.
Parabéns!
Sugiro que você apresente as letras das canções de Nilson Chaves para que os seus alunos belgas entendam um pouco mais das coisas da Amazônia e do Pará.

Edvan Feitosa Coutinho disse...

Obrigado, Val-André, planejo mostrar canções de Waldemar Henrique, que como mestre soube traduzir a alma amazônica. Nilson Chaves, com certeza está na minha lista. Ele faz uma leitura mais up-to-date dessa mesma alma. Acho o CD Maniva, se não me engano, o mais recente do Nilson, uma das obras que mais representam uma ponte sonora entre o tradicional e o contemporâneo.

Val-André Mutran  disse...

Sim. Maniva e Música Popular Paraense. MPB e Jazz brazuca da melhor qualidade.