quinta-feira, 24 de março de 2011

Como o Poraquê pode entrar na sua vida

Imagem: Wikipedia
Os habitantes de nossa região, especialmente os do interior, já o conhecem. Trata-se do Electrophorus electricus, vulgarmente conhecido na região como Poraquê, ou ainda mais conhecido como "peixe elétrico". O Poraquê, segundo a Wikipedia, se molestado, é capaz de gerar de 300 volts a 0,5 ampère até 1500 volts a cerca de 3 ampères! Ou seja, um choque e tanto. Ainda na Wikipedia, matei a curiosidade e descobri que o nome Poraquê, vem da língua tupi, que pode significar "o que faz dormir" ou "o que entorpece". 
Longe de adormecer ou ficar de barato, você pode mesmo morrer se receber as descargas mais elevadas do bicho, que teriam a capacidade de levar para o túmulo um majestoso cavalo. Afinal, o peixe pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar cerca de 30 kg. Um verdadeiro cabo de alta tensão. E se levarmos em conta o fato da água ser um ótimo condutor de eletricidade, você inclusive pode nem tomar conhecimento daquilo que o levou para o purgatório. (Hehehe). Basta que esteja próximo ao bicho. Se ele se invocar com você não gostar de sua cara e liberar a sua descarga elétrica, mesmo à alguma distância, poderá no mínimo lhe proporcionar um baita de um susto.
Veja por exemplo, o interessante vídeo abaixo.


Percebam o que acontece quando um modesto Poraquêzinho (com certeza está mais para um Mussum) é abocanhado por um Jacaré de pequeno tamanho (Não é exatamente um "calango". Vamos combinar!). Veja e tire suas conclusões. O vídeo é precioso e pode mesmo ser uma raríssima oportunidade de surpreender um evento natural como esse.

*Nossos agradecimentos ao farmacêutico e magnata dos medicamentos na amazônia Marcos Castello, vulgarmente conhecido na tuitolândia como @Castellito, por compartilhar a preciosa informação.

Nenhum comentário: