terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Brasil é a Europalia 2011

A maior e mais prestigiada vitrine cultural da Europa se verde-amareliza. O Brasil é o país-tema do maior e mais completo festival de artes da Europa em 2011, o Europalia International Arts Festival. Bem, num continente onde a atividade cultural é encarada como o pão de cada dia, estar no Europalia é tão importante (e proveitoso e cheio de conteúdo) do que ganhar uma Copa do Mundo. E tem até selo postal da Bélgica para mostrar o quanto isso é importante e histórico (imagem ao acima).
O Europalia é bienal e dura cerca de três meses ( a edição brazuca vai de 04 de outubro deste ano até 15 de janeiro de 2012). É completo pois abrange artes plásticas, música, cinema, dança, teatro, letratura e gastronomia. Acontece em cidades da Bélgica, França, Holanda e Luxemburgo e atrai público de países como a Alemanha e a Inglaterra. A edição 2009, que teve a China como país-tema atraiu mais de um milhão de visitantes e espectadores.
A programação está quase fechada. E aqui estão destaques.
-Artes Plásticas: são mais de 10 exposições, que vão da arte indígena (Índios no Brasil, com curadoria de Lúcia Van Velthem do Museu Emílio Goeldi) até a fotografia contemporânea do nosso Luiz Braga (na exposição Extremos, que tem com um dos curadores o nosso Guy Veloso), passando pelos Modernistas de 1922 (Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, entre outros) e pelos neo-concretistas de Lygia Clark, Volpi e Hélio Oiticica.
-Dança: a fina-flor do Brasil vem aos palcos europeus. Do Grupo Corpo (com as montagens Parabelo e Onqoto) até o Balé Folclórico da Bahia, a Companhia Lia Rodrigues e a companhia goiana de vanguarda Quasar.
-Música: vamos ver shows da Velha Guarda da Portela, Mart'nália, Egberto Gislmonti, Toninho Ferraguti entre outros.
-Teatro: O Oficina de São Paulo vem com As Bacantes (pode haver algo mais teatro brasileiro que o Zé Celso?). Enrique Diaz vem com La Mouette, e Antônio Araújo vem com o Teatro da Vertigem.
-Literatura: Milton Hatoum faz uma residência em Bruxelas. Paulo Lins e João Ubaldo Ribeiro fazem conferências. E uma grande exposição multimídia vai mostrar um pouco da obra de Clarice Lispector. Para completar, a Literatura de Cordel vai estar no centro de mesas-redondas, exposições e workshops.
-Cinema: serão várias mostras, entre elas uma dedicada aos pioneiros da cinematografia brasileira (Mário Peixote e seu Limite), os cineastas do Cinema Novo, um ciclo dedicado a Walter Salles e outro a Eduardo Coutinho.
Haverá ainda conferências de teólogo Leonardo Boff, do antropólogo Luiz Eduardo Soares e do rapper Black Alien.
E como centro do buchico, o Kunstberg/Mont des Arts, o quarteirão dos mais sofisticados centros culturais de Bruxelas, vai virar o Club.Brasil, com artes de rua, artensanato, gastronomia e pocket shows.
A programação completa pode ser vista na site do Europalia.

Nenhum comentário: