quarta-feira, 30 de novembro de 2011

"GIFs" Psicodélicos

Quem trabalha com gráficos (ou seja um dinossáurico usuário de internet), deve conhecer o formato "GIF", abreviação de Graphics Interchange Format. Trata-se de um dos inúmeros formatos de imagem utilizados na web. Na verdade, existem muitos outros, nem sempre exatamente adequados a visualização em seu navegador. Arquivos como JPEG, TIFF, PNG, BMP, RAW, etc, possuem características muito especiais que os fazem úteis a diferentes usos e cenários. 
Contudo, o formato GIF, apesar da baixa qualidade (exibe imagens com apenas 256 cores), gera arquivos bem pequenos, perfeitos para alguns propósitos na web. Além disso, com um software específico, suas imagens podem sofrer uma espécie de empilhamento. Uma vez superpostas e salvas como um só arquivo, possibilitam assim a criação de pequenas animações. Por esta razão, foi largamente utilizado, gerando o que conhecemos como ícones animados.
Vejam o exemplo da bandeira brasileira abaixo.


Há muito tempo, portanto, ele faz parte de nossa vida como usuários de internet. Contudo, jamais poderia imaginar que um dia iria ouvir falar novamente de GIFs. Menos ainda, em trabalhos como este, que exibimos abaixo.


A imagem acima, faz parte de uma série de 14 ícones psicodélicos do artista gráfico David Ope, mostrados pela Super Interessante. Clique aqui e veja mais exemplos muito bacanas. Mas se for epiléptico, melhor não clicar.

OBSERVAÇÃO: em função de limitações inerentes ao blogger, é possível que você não consiga ver nenhuma das imagens acima em movimento. Experimente abri-las em outra janela de seu navegador.

Nenhum comentário: