quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

2 Aplicativos Médicos para "iGadgets"

Já escrevi algumas vezes sobre aplicativos para iPhone/iPodTouch/iPad (iGadgets) úteis para médicos. Neste post, abordarei 2 exemplos, que não apenas li a respeito. Comprei-os e passei a integrá-los em minha rotina de intensivista. Posso então fornecer opiniões baseado na avaliação pessoal de sua utilidade na prática clínica.

1) Compêndio Médico - Dicionário Brasileiro de Medicamentos (U$ 24 na App Store)

Produzido pela Editora Andrei, trata-se de um produto de extrema utilidade para o médico. Contendo uma base de dados de medicamentos disponíveis no Brasil, o aplicativo lembra o conhecido DEF (Dicionário de Especialidades Farmacêuticas). Seu funcionamento é simples e intuitivo, dispensando maiores detalhamentos.

Os medicamentos podem ser pesquisados pelo nome comercial, pelo substância (princípio ativo), pela ação e pelo laboratório fabricante. Encontrado o produto, você terá acesso às seguintes informações: Apresentação, Composição, Contraindicações, Indicações, Interações Medicamentosas, Posologia e administração, Precauções, Reações adversas e Super-dosagem. Todas as informações estão baseadas na farmacopéia brasileira, o que traz vantagens sobre outros aplicativos de origem norteamericana.
Compatível com iPad e iPhone/iPodTouch.


2) MedCalc Pro (U$ 5 na App Store BR)

Trata-se de uma excelente surpresa. A calculadora médica MedCalc já é amplamente conhecida dos profissionais de saúde. Não só pela sua utilidade, bem como, por já possuir uma manjada versão básica de U$ 0,99 na App Store (que já foi gratuita). 
A novidade é portanto a versão Pro, que além de ter sido devidamente portada para o iPad, ainda acrescenta algumas funcionalidades úteis, indisponíveis na versão mais barata.
Na confortável tela de alta definição do tablet, a princípio a MedCalc Pro mostra as funções tradicionais de calculadora médica.


As informações podem ser encontradas por especialidade, permitindo que o usuário eleja seus cálculos favoritos, mais afeitos a sua área de conhecimento, para acesso mais rápido e direto.
A boa nova, é que a versão Pro além de ter sido totalmente portada para a tela do iPad, fornece uma pequena base de dados de pacientes. 


Com ela, você pode adicionar pacientes, arquivar notas sobre sua evolução clínica e conduta, bem como acrescentar imagens, desde que elas estejam disponíveis em sua biblioteca do iPad, ou obtidas através das câmeras do tablet. Achei útil para a passagem de um plantão, por exemplo. 
É um adicional modesto, mas que certamente, associado as informações completas de calculadora médica portada para o iPad, fazem valer seus meros 5 dólares.
Compatível com iPad/iPhone/iPodTouch.

Nenhum comentário: