quarta-feira, 9 de maio de 2012

--------------------
Existe uma teoria de que o humor sempre é hostilidade disfarçada. Isso é verdade em você?

Descobri que se sou realmente hostil a um tema não escrevo nada engraçado a respeito. Se escrevesse alguma coisa sobre o governo Nixon [essa conversa aconteceu durante o governo do presidente Richard Nixon], sairia hostil sem ser engraçada. A minha fonte de humor pode ser diferente.Sei que se eu escrevesse alguma coisa sobre Ingmar Bergman ou o Kafka, que adoro, sairia engraçada sem nenhuma hostilidade em relação a eles.
Humor é uma coisa imensamente complicada, e é muito difícil formular qualquer verdade generalizada. Acho que o que faz a comédia, assim como o jogo de xadrez ou de basquete, são milhões de conhecimentos e desconhecimentos psicológicos. Se alguma coisa te faz rir, ela é engraçada. Isso é  mais profundo do que se pensa.[...]
----------------------
aqui o engraçadíssimo Wood Allen [prá mim] em conversas com Eric Lax.
COSACNAIFY/2º Ed./2007.

3 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Marise, o humor pode ser considerado também como uma função neurológica, ou seja, cerebral, tanto quanto uma função psicológica.
Como está sempre intimamente atrelado a outras funções corticais superiores, como afetividade, inteligência e memória, por exemplo, a sua compreensão plena torna-se quase que impossível.
Uma frase, situação ou colocação acaba sendo engraçada de um inexplicável modo automático - ou é, ou não é, naquele dado momento de nossas vidas.
Muito louco, né?!
Abs.

Marise Rocha Morbach disse...

Muito legais as tuas observações Scylla. Tenho pelo humor uma certa veneração porque ele desconstrói o poder.

Silvina disse...

O engraçado é que o senso comum é sempre para a interpretação do humor pelo om humor. Mas humor pode ser o mau... Bem, seja bom ou seja mau, o humor é sempre louco!