segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sugestão de carro

Estou planejando trocar de carro. Atualmente, utilizo um modestíssimo Gol Trend 2008, Motor 1.0 com Ar, Alarme, CD Player com mp3 original, vidros e trava elétricos. Pretendo passar para um modelo de maior conforto, basicamente com os mesmos ítens do Gol, com motor 1.4 ou 1.6, em torno de 40 mil. Estou entre 3 modelos sugeridos por amigos e amigas: Punto, Agile e Fox.
Pergunto aos apaixonados por carros: qual modelo devo escolher? Haveria outra sugestão além destes? E até mais barata? Qual deles seria mais fácil revender posteriormente?

46 comentários:

. disse...

hahaha
Bom, como eu que sugeri os três, qualquer um pra mim tá bom.
Deixa eu dirigi-lo quando comprares??? Prmeto que não vou correr muito! hehehe

Carlos Barretto  disse...

Claro que deixo, "bocona".
Mas olha a ciumeira que isso pode provocar. Pra tuas bandas, é claro.
Rssssss

Anônimo disse...

Depende da finalidade. Eu, particulamente, não aprovo nenhum desses três. Acho-os tão frágeis para um homem! Mas, se for pra andar só na cidade, creio que sejam adequados. Em outros casos, aconselharia um Cross Fox, por exemplo. Não é um carro tão caro - tá na média -, tem um ar mais esportivo. Dá pra andar tanto na cidade quanto no campo. Não tem uma cara de carro executivo, que odeio - me parece tão pretensioso. Enfim, é uma avalição bem pessoal e subjetiva (de uma pessoa que não é apaixonada por carros).
Espero que ajude... rsrs.

Carlos Barretto  disse...

Obrigado pela sugestão, anônima. Está anotada!
Bjs

. disse...

Eu tb prefiro um Crss Fox do que um Fox, mas o Dr. não gosta do Cross Fox...

Anônimo disse...

O Agile teve problemas com um vazamento de água pra dentro do carro. Punto, até onde sei, desvaloriza demais na revenda. Portanto, ficaria com o Fox!

Carlos Barretto  disse...

Beleza. Parece que estamos chegando a uma espécie de consenso por aqui. Mas o preço do Crossfox não é muito maior do que o fox comum?

Prof. Alan disse...

Nenhum dos três, Doc. Eu sugiro uma Palio Weekend (motor 1,4, flex, 82 hp). É um carro muito econômico na cidade e com "malão" ótimo pra pegar a estrada com a família. Confortável, com um excelente ar-condicionado, uma direção hidráulica no ponto. Resistente a buracos e lombadas. Não dá problema, é só cuidar da manutenção conforme programado. Custo de peças de reposição é menor que o dos três modelos citados.

Tenho uma há 4 anos, estou satisfeitíssimo, quando trocar vou comprar outra!

avéiacachimbeira disse...

Compra um jegue que é movido a capim, assim tu ajuda a limpar o mato da cidade já que o alcaide anda sumido.kkkkkkkkkkkkkkkk, tem tambem bicicleta eletrica!
e o tal fit da honda? Dizem que é uma 'gracinha', ecônomico e essas coisas. Os chevoletts estão dando bronca, principalmente os vindo da corea.

Francisco Rocha Junior disse...

Dr., quer um conselho? Compre um Honda. Gaste um pouco mais e invista num Fit. É um carro bonito, ágil, com desempenho ótimo, preço de revenda lá em cima, mecânica excelente (e que não dá problemas), relação custo-benefício muito boa e, principalmente, com uma concessionária que presta.
Abraços.

Carlos Barretto  disse...

Amigos
Ótimas sugestões. Mas por favor, não percamos o limite do investimento. O limite é real. E ele deve girar em torno de 40 mil. Só um pequeno tostão a mais, para o emplacamento, e alguns acessórios que eles acabam empurrando. Nada mais.
Abs

avéicachimbeira disse...

Vao de jegue dotô! É mais economico e ainda tem despertador.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tive uma Palio que durou 10 anos. Me arrendo até hoje de ter vendido...

Carlos Barretto  disse...

Alan e FRJ.
Obrigado pelas sugestões que, tenho certeza, são sinceras e embasadas. Mas o limite é esse mesmo. Algi em torno de 40 mil. Não posso ir pensando em "pague um pouco mais e compre" isso ou aquilo. Nesta, de "isso e aquilo" é coisa de 7 a 8 mil, que não posso arcar.
Concentremos o foco então.
Abs

avéiacachimbeira disse...

Enquanto o teu novo carro não da indecisão, anote para não perde o show Memória da chuva, com Allan Carvalho, Lívia Rodrigues, Rubens Stanislaw, Edgar Jr, Marcelo Pyrou, fabio e fotos de Abdias Pinheiro, no instituto do Arraial do Pavulagem na sede da Unafisco, ao lado do banco central, na próxima sexta feira, às 19;hs, entrada livre para todas as idades. Tem comidas típicas, bebidas (por consta claro). mande teu e-mail para eu te enfiar o cartaz, pode ser?

Val-André Mutran  disse...

Carlos, na minha opinião nenhum dos três. Nessa faixa te sugiro o Pollo 1.6 total flex. O melhor custo/benefício de longo prazo dos três concorrentes sugeridos.
Com mais R$ 2,5 mil, vem com câmbio dual: totalmente automático ou com trocas através de borboletas no volante.
Com mais R$ 2,5 bancos e acabamentos diferenciados em couro, e exterior com detalhes exclusivos - lindão.

Itajaí disse...

Voilá, Barretto. Eu tive um Fox 1.0 e posso te dizer que é um ótimo carro para transporte urbano. Confortável, econômico, motor confiável, estável, mas tem dois senões: acabamento interno padrão Volkswagen e o porta-malas é muito pequeno.Useio-o por seis anos e estava como novo, quando o vendi no final do ano passado. Dois senões: o padrão Volkswagen de acabamento interno (parece que melhorou na versão atual) e o muito pequeno porta-malas.Como hoje estás solteiro e os filhos estão grandes esse último senão, parece-me que não constitui obstáculo. Quando decidi trocar de carro, eu pensei em comprar o Cross Fox, mas é um carro para mais de 50 mil reais e eu continuaria com o porta-malas reduzido demais. Uma pena, porque eu adorei o carro.
Pensei então num Honda City (não Civic que é baixo demais), mas o preço chegou aos 55 mil e decidi não me individar tanto. Mas eu testei o carro e posso te afiançar que é muito bom.
Pensei também no fiats Idea e Pálio Weekend, mas avaliei que esses carros já tem algum tempo de design e seria quase certo que na hora em que fosse trocá-los contaria com modelos novos e, assim, com um plus a mais de desvalorização.
Foi então que decidi pelo Ágile 1,4 da GM, versão ATZ e até agora com 5000 km rodados não me deu o menor problema. É bicombustível, tem ar, vidros e travas elétricas, hidráulica, som de fábrica, acendimento automático de faróis, piloto automático, computador de bordo,alarme de fábrica, limpador de vidro traseiro e faróis de neblina. Infelizmente, não pude acrescer os opcionais, que são o airbag e os freios ABS. Toda essa coisa saiu-me por pouco mais de 40 mil reais, aproveitando o último mês de isenção do IPI. A propósito, o carro é fabricado pela GM argentina e representa o primeiro produto automobilístico do Mercosul.

Carlos Barretto  disse...

Pinheiro.
O e-mail está no meu perfil. Mas adianto por aqui:
carloseduardobarretto@gmail.com
Manda o cartaz!
Abs

Carlos Barretto  disse...

Beleza, amigos.
Estamos ficando entre o Fox e o Agile.
Os preços são semelhantes. Mas em termos de revenda: quem é melhor? O Fox ou o Agile?
O Polo é uma sugestão nova. Vou ver o preço. Se passar para 43, tô fora. Sorry. But limits are limits.

Carlos Barretto  disse...

Vi o Polo. E achei uma beleza, estando dentro de meus limites. E a revenda?

Val-André Mutran  disse...

Os VW's nessa faixa não desvalorizam Carlos.

Carlos Barretto  disse...

Beleza! Vou atacar de Pollo!

Itajaí disse...

Concordo com o Val-André. O Polo é uma máquina, embora por razão de segurança eu prefira carros mais altos. De qualquer modo, Barretto, olha o projeto e vê se o design está defasado em relação à concorrência. Se estiver, avalia o risco de uma atualização diminuir o valor de revenda daqui a 5 anos, que é mais ou menos o tempo que trocas de carro. A concorrência no mercado está elevada demais, a vista da quantidade "nunca antes vista neste país" de marcas e modelos. Rsrsrsrs.

Carlos Barretto  disse...

Tenho me proposto a trocar de carro a cada 2 anos, Itajaí. Nos intervalos, viajo.
Portanto, será um investimento.

Abs

Itajaí disse...

Continua valendo o conselho.

Itajaí disse...

E a propósito, se consegues comprá-lo por "40 mir", fecha o negócio, porque a "barbada" fortalece a relaçào custo-benefício.

Lafayette disse...

Amigo, vá de Foccus.

Scylla Lage Neto disse...

Charlie, não há carro melhor que o carro zero.
O cheiro de novo é difícil de reproduzir.
Todas as idéias dadas são boas.
Pessoalmente eu ficaria com o Punto 1.4, pelo design e também pelo desempenho honesto.
Só colocaria uma roda do Sporting ou do T-Jet.
E seria amarelo, é claro...
Rssss
Abs.

Carlos Barretto  disse...

Num digo que carro "apaixona"???
23 comentários até o momento e crescendo...
Focus??? Não tinha sequer pensado em Ford. Não sei por quê mas algo me repele na Ford.
Obrigado à todos.

Carlos Barretto  disse...

Égua! Pirou Lafa!
O Focus começa a partir de 53 mil!!!!
Tô fora!
Thanks anyway!

Francisco Rocha Junior disse...

Coisa de advogado rico, barretto... :D

Marcelo disse...

Carlos,
1. Antes de mais nada, não sei pq trocar um carro 2008. Tá novo !. Pra satisfazer o desejo, tem-se q pagar mais! Poderia sobrar grana pra coisas mais prazerosas;
2. Trocar agora não é um bom momento. IPI vai cair e carros usados vão valorizar dentro de alguns meses;
3. Gol tem poder de revenda garantido e é robusto. Todas as prefeituras do interior sempre o utilizam. É carro oficial e utilitário!;
4. Comprar carro com garantia de 1 ano, significa que depois 1 ano e 1 dia alguma peça importante e cara vai quebrar (já vivi isso com GM e Fiat, VW tem tradição de robustez, Ford vem se reposicionando no mercado agora e não está barato). Se queres carro pra 2 anos, compra carro com garantia de 2 anos;
5. Se passar dos teus limites, então podes financiar (a própria concessionária pode sugerir financeiras com taxas mais baixas)o restante que não tiveres, em período inferior a 2 anos, de tal forma q possas passar pro teu nome, antes de vender;
6. Se financiares, tens 2 opções: leasing (não ficarás com o doc que permite a venda, q ficará com a financeira) e um outro q não lembro o nome. O leasing não permite que antecipes eventuais pagamentos com amortização de juros. Terás que pagar até o final, mas a segunda modalidade poderás, salvo engano, amortizar de trás pra frente com amortização;
7. Te sugiro um carro urbano, como sempre tivestes, pois viagens rodoviárias de longo curso e com os filhos, pra ti, são raras. Então o carro deve aguentar bem nossos buracos, lombadas, deve ser alto para passar pelas poças de água, garagens, peças baratas, populares, etc;
8. Se for Fiat, vai na Invencível !
9. Dentro de poucos anos não haverá mais carro urbano mecânico. Pensa em 3.000,00 a mais por um automático. É um conforto que só alguns valorizam nesse nosso trânsito caótico, entre eles, eu;
10. Aí é que vai pegar. Nem todos os carros são oferecidos na versão automática. Procura um dentro dos teus limites. Não vás te arrepender. Stress mínimo com bom som dentro do carro;
11. Os automáticos consomem um pouco mais, dada a troca frequente de marchas, mas nada q não possas pagar;

É isso !

Itajaí disse...

Scylla, outro dia lembrei de ti aqui em Brasília. Na minha frente estava um amarelo igualzinho aquele teu que pegou fogo. E com aquele jeitão de algunz milhares de Km bem rodados.

Carlos Barretto  disse...

Marcelão.
Mais uma vez, obrigado mesmo pela tua presença fraterna aqui.
Até o momento, o Polo me parece uma boa opção. A versão mais básica é completa e o carro é uma graça. Posso esperar sim o melhor momento para adquiri-lo. Ficar mais do que 2 anos com um carro, dependendo do modelo, pode ser uma má idéia. O que pretendo descobrir é qual o potencial de revenda do Pollo e seu ritmo de desvalorização.
Vamos em frente nas discussões (sempre "apaixonadas" por aqui) sobre o projeto.

Rssss

Yúdice Andrade disse...

Paixão é paixão. Foi só falar em carro e lá vieram mais de 30 comentários!
Troquei de carro há um mês, após mais de dois anos procurando e esperando a ocasião ideal. Por isso o tema chamou a minha atenção. Perdi a redução do IPI mas, no final das contas, creio que Deus foi bacana comigo e me permitiu fazer um bom negócio. Agora rodo num Nissan Livina SL e estou plenamente satisfeito. Inclusive porque o motor 1.6 se revelou mais econômico do que o 1.3 do meu antigo Fit, que ia completar 6 anos agora em maio.
Mas o meu cenário é outro, Barretto. Vou completar dois anos na minha casa e ela continua sem móveis e sem perspectiva de ser mobiliada. O carro, para mim, é prioridade. Não se trata apenas de paixão, mas de ter dois empregos, trabalhar nos três turnos (às vezes até 11 da noite), morar um pouco distante do centro, ter uma filha pequena, etc. Por isso, eu precisava de um carro espaçoso e com portamalas grande. É a minha necessidade hoje. Além de que me recuso a abrir mão de certo nível de conforto e confiabilidade, por isso me endividei para caramba, mas me mantive na respeitabilidade japonesa, apesar de isso custar mais de 50 mil.
Depois de ler todos os comentários, concordo com o Marcelo: não deverias trocar de carro agora. O Gol dá conta por mais um tempo, sem se tornar um prejuízo em tua vida. Considerando o teu uso, ele não há de estar depreciado a ponto de pedir uma troca. Mas se optares por trocar, e considerando sobretudo a tua exigência de preço, as tuas opções seriam mesmo Agile e Polo.
O Agile acabou de ser lançado, tem um projeto moderno e ficará no mercado, sem mudanças, por tempo suficiente. Contudo, penso que o Polo está mais dentro da tua faixa de preço, justamente porque os custos de desenvolvimento do projeto foram se pagando nos últimos anos. Eu, pessoalmente, não escolheria nenhum dos dois (frescuras quanto ao design) mas, entre os dois, sugiro o Polo.

Val-André Mutran  disse...

Ah! Pollo Sendan, ok?

Carlos Barretto  disse...

Prefiro o Hatch, Vamp! Sorry!

Anônimo disse...

Carro-de-mão é suficiente prá carregar e livrai-nos do mala man.

Carlos Barretto  disse...

Vc deve ser conhecedor deste modelo, né não, das 11:37?
Com cangalha e tudo!
Rárárárárá

Lafayette disse...

...ou de sonhador, Francisco! rsrs

O Focus é realmente um excelente carro, mas, então tá, te aconselho o Fusion! réréré

Sem papo, o Polo é, dentro do que te propões uma bom negócio.

Daqui a pouco, vou ali e sei que encontrarei um amigo que conhece o mercado, e vou perguntar sobre desvalorização, revenda e tal, e te digo.

Carlos Barretto  disse...

Beleza, Lafa! Thanks!

Mauro Maués disse...

Citroen C3. Pensa no assunto!

Lafayette disse...

Barreto, um mecânico me falou que o Polo é um excelente carro, que agüenta o tranco buraquento de Nova Deli.
Quanto à revenda, um amigo que trabalha revendedo carro usados me disse que a melhor opção é o sedan
no quesito revenda.

Renato disse...

Barreto querido amigo, eu me arrependo até hj de ter vendido meu Renault Clio e trocado por um Palio. Aquilo sim era carro economico fazia 13 por litro na cidade. Fio e voltei a Salinas só com um tanque. O Palio bebe muito.
As 16 valvulas dele faziam toda a diferença.

Carlos Barretto  disse...

Amigo Renato.
Nem tinha pensado nele. E vou checar sim.
Obrigado pela sugestão.

Scylla Lage Neto disse...

Itajaí, um dia desses eu quase liguei para uma loja de carros clássicos em São Paulo que anunciava um Coupé verde com supostos 9.000 km.
Na verdade eu até já sonhava com o nome do sucessor do Gemada - seria o Abacatada!
Porém logo abortei a missão e recolhi os sonhos para a "normalidade".
Um abraço.

Itajaí disse...

Foi uma decisão sábia, Scylla. Ao paladar definitivamente não combina misturar gemada com abacatada.
Abs.