sexta-feira, 11 de maio de 2012

Talento brasileiro, medalhas belgas



  (Fotos: divulgação, do site da atleta).
No final do ano passado,  uma amiga perguntou-me se eu teria tempo para ajudar uma equipe de TV a traduzir do português para o flamengo (neerlandês) algumas cenas de um programa que tinha sido rodado no interior do Maranhão. Foi a partir desse convite - que no final das contas, infelizmente, não pude aceitar -  que descobri uma jóia brasileira de nascimento, mas que é belga por adoção: Aagje Van Walleghem (o prenome pronuncia-se Árriê). Ela é conhecida como a primeira atleta belga a ganhar uma medalha num Campeonato Europeu de Ginástica (em Debrecen, Hungria, em 2005).
Ao nascer, em 1987, numa pobre família em Poção das Pedras, no centro do Maranhão, ela recebeu o nome de Ana Maria Pereira da Silva. Era uma bebê doente e estava condenada, assim como milhares de crianças, a entrar nas estatísticas brasileiras dos que não chegam a completar um ano de vida.  A grande mudança foi que ela acabou sendo adotada aos dois meses de idade, por uma família belga. Ao vir para a Bélgica, Aagje conseguiu se tornar uma criança saudável e a mãe adotiva, Hilde Walleghem,  notou nela o talento para o esporte. A pequena maranhense  já aos seis anos participou do primeiro torneio de ginástica. Em 2001 foi eleita a jovem promessa atlética da Bélgica. Daí em diante, Aagje seguiu uma carreira que durou onze anos - com participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004 (23° lugar), medalhas em competições internacionais e diversas finais em Campeonatos Mundiais e Europeus de ginástica.
Este ano, ela  anunciou o fim da carreira. Os motivos são o cansaço e uma sucessão de lesões, como as que a afastaram do sonho olímpico em Pequim 2008.
Aagje é uma celebridade. O anúncio da aposentadoria dela, há cerca de um mês - um pouco  antes do torneio classificatório para Londres 2012 -  comoveu a Bélgica e ganhou espaço nas capas dos jornais e manchetes de TV. Com mais tempo, Aagje tem agora uma agenda cheia de eventos e deve, em breve, participar como apresentadora de um programa de TV.
Antes disso, ela estará num dos mais populares emissões da TV flamenga, o All you need is Love. Trata-se de uma série em que a produção promove encontros-surpresa de belgas com família, amores e amigos fora do país. A idéia do programa surgiu a partir da notícia, publicada em jornais, que Aagje,  um dia,  foi surpreeendida com um pedido de amizade no Facebook: "Olá, eu sou sua irmã. Você quer me aceitar como amiga?" ; Era uma das irmãs brasileiras de Aagje. "Eu fiquei em choque. Há anos perdi contato com minha família biológica, porque eles se mudaram do norte do Brasil para Brasília", contou a atleta.  Até então, Aagje tinha ido apenas uma vez ao interior do Maranhão visitar a família. E isso já fazia mais de 15 anos. Os contatos no Facebook se intensificaram mesmo com a dificuldade de idioma - Aagje não fala nada de português e a irmã sabe um pouco inglês. Mas, o caso acabou gerando o interesse do programa All you need is Love.  Numa viagem de uma semana ao Brasil, foram gravadas cenas em Brasília e  Poção das Pedras. Entre essas cenas,  o reeencontro de Aagje com mãe e irmãos brasileiros,  que não sabiam que ela os visitaria. O resultado vai ao ar em breve.

Nenhum comentário: