sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Grande reflexão!


"Somos a geração perdida"

Emerson Fraga, aluno da UNB
na folhaonline
----

Faço parte da primeira geração brasileira de nascidos após a Constituição de 1988. Não conhecemos, se não pelos livros de história, o regime antipopular instaurado pela ditadura militar no Brasil.
Não presenciamos a luta diária pela democracia representativa travada por milhões de brasileiros entre 1964 e 1985. Os que nos cercam não foram torturados em paus-de-arara. Já nascemos num país regido por uma Carta baseada na mais aprimorada ideia de democracia.
Como estudante da Universidade de Brasília, constato com tristeza que a maioria da "próxima geração" não emprega o devido valor à liberdade política. Não damos a importância merecida à conquista paga com sangue e suor de milhares de heróis anônimos. Somos uma geração acomodada aos direitos de voz e voto. E acomodados, infelizmente, ao ponto de banalizá-los.
Nossa falta de ponderação histórica traz grave ameaça de regressismo político e jurídico ao país. Ouço jovens universitários, formalmente educados, defenderem que é a mulher quem precisa cuidar dos filhos, enquanto o homem provê o sustento da casa. Ouço também que os direitos das minorias não podem prevalecer caso "incomodem" à maioria. Ouço, de jovens com cerca de 20 anos de idade, ideias impregnadas de preconceitos supostamente superados no século passado.
Sinto que há nesta geração um levante que não é liberal ou socialista, direitista ou esquerdista. É um movimento de supostos "apolíticos", que subjetivamente rejeitam a deliberação democrática, o poder popular. Uma tendência raivosa, retrógrada e extremamente perigosa. Um movimento silencioso contra as conquistas e progressos do Brasil recém-democrático.
Felizmente os legisladores da Constituição de outubro de 1988 garantiram preciosas liberdades políticas e individuais como fundadoras do Estado brasileiro. Tenho a triste impressão de que uma Constituinte formada por esta geração não teria fibra para legislar a metade delas. Tomara que esteja enganado.


----------------


Nenhum comentário: