domingo, 17 de fevereiro de 2013

"Lincoln" e a bússola da abolição da escravatura



Sr. Thadeus Stevens (Tommy Lee Jones) :- Você sabe que a bússola interna que orienta a alma para a justiça tem-se ossificado em homens (e mulheres) brancos, de norte a sul, até atingir a inutilidade absoluta, por tolerar o “mal da escravidão”. Os brancos não conseguem suportar o pensamento de compartilhar, pela abundância de negros que temos.

Presidente Lincoln (Daniel Day-Lewis): - Uma bússola - eu aprendi quando estava pesquisando-, vai apontar para o norte-verdadeiro do ponto onde você está, mas não há qualquer referência sobre pântanos, desertos e abismos encontrados ao longo do caminho. Se, em busca de seu destino, você mergulhar em frente sem se importar com esses obstáculos, você não vai conseguir nada e ainda se afundará em pântano. Qual é a utilidade do norte-verdadeiro?

Diálogo captado no filme “Lincoln”, dirigido por Steven Spielberg, para nortear o acordo político em busca da abolição da escravatura nos Estados Unidos. “Na democracia, para conseguir votos necessários no Congresso é preciso transigir, negociar, até mesmo oferecer vantagens para obter mudanças de lado entre deputados e senadores”, diz Cristovão Buarque.

4 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Muito bem dito!

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Será que nossos senadores assistiram ao filme?

ASF disse...

Como diria Voltaire: "A democracia só parece adequada para um país muito pequeno."

Pode ser, mas nesse assunto eu ainda prefiro a companhia do Churchill: "A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos."

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Boa lembrança, meu caro ASF. Não poderia ser melhor com Churchill e Voltaire. Aliás, se fosse para escolher amelhor, apontaria para Churchill.