sábado, 24 de agosto de 2013

A Alemanha e seu cinema


Fazia tempo que eu não lia um livro “didático” tão bem escrito e tão interessante quanto este Studying German Cinema, da britânica Maggie Hoofgen. A partir dele, tenho revisto filmes, como Das Cabinet des Dr. Caligari (1920), e descoberto obras monumentais, como Heimat – a trilogia do diretor alemão Edgar Reitz, que conta uma saga em 32 capítulos, com 56 horas de duração, produzidos entre 1981 e 2006, cobrindo a história de uma família alemã desde 1910 até o século XXI.
Fiz uma livre tradução (cheia de pitacos meus) da apresentação do livro, que acredito, ainda não tem uma edição em português. Para quem se interessar em lê-lo, abaixo dou as coordenadas da obra para uma busca, via Amazon ou outro caminho.

Estudando o Cinema Alemão
De todas as cinematografias européias, o cinema alemão tem a história  mais dramática - e decididamente-  a que teve maior impacto na definição da Sétima Arte.. Desde os primeiros momentos do cinema, quando os cineastas germânicos lideraram o mundo do cinema  com seus estilos e inovações – com destaque para o Expressionismo -, até os anos 70, na Alemanha Ocidental, com o surgimento da geração que enfrentou os traumas pós-Segunda Guerra, a história do cinema alemão é a história do pais em si ao longo do século 20. E assim permanece até agora, com a nova geração pós-Muro de Berlim, e da segunda  geração de novos alemães – filhos dos imigrantes, mas já nascidos na Europa e antenados com os países de origem de seus pais, como a Turquia, por exemplo.
Como uma abordagem  cronológica, o livro Studiyng German Cinema se dirige a um  público  não especializado, mas também para quem estuda cinema de modo geral.
Em cada um dos 14 capítulos, o livro foca um filme chave – do essencial filme de horror Nosferatu até o vencedor do Oscar Das Leben der Anderen  (A vida dos Outros) situando a obra em seu contexto, que vai das práticas da indústria cinematográfica na Alemanha dos anos 20, depois das Alemanhas Ocidental e Oriental, passa pela a tradição do cinema de autor  (incluindo filmes de Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog e Wim  Wenders), até as questões atuais dos “novos alemães”, divididos entre a tradição dos pais imigrantes e a interação na sociedade européia. Cada filme é visto como algo resultante do contexto cultural e político. Junto, as discussões históricas, o livro  proporciona uma visão global da História do Cinema Alemão,  desde o fim da I Guerra Mundial até o presente. Indicações práticas de outros filmes e bibliografia relativas aos filmes analisados no livro  fazem dele uma introdução completa à uma das mais fascinantes e turbulentas cinematografias mundiais.
A autora
Maggie Hoffgen é formada em Heidelberg, Alemanha,  com um  Master of Arts em Cultural Studies, com foco em Cinema, pela Manchester University. Ela trabalha como conferencista free-lancer para jovens e adultos,  dá cursus sobre análise de cinema em geral e Cinema Alemão em particular, e também escreve artigos em publicações especializadas em cinema.

Studiyng German Cinema 
Serie: Studying Films
 256 pag.
Editor: Auteur (janeiro de 2010) 
Idioma: Inglês

ISBN-10: 1906733007 
ISBN-13: 978-1906733001 




Nenhum comentário: