domingo, 1 de setembro de 2013

As trilhas do DJ Dolores

(Foto: Facebook DJDolores)

Helder Aragão de Melo é a perfeita tradução de "Pernambuco falando para o mundo" - como o slogan da Rádio Jornal do Commercio 780 AM, no ar desde de 1948.
Como DJ Dolores,  ele é um dos maiores artistas da cena contemporânea brasileira. Produtor, músico, DJ, vencedor do BBC Awards, na categoria “Club Global”. Dolores tem um boa lista de trilhas de cinema para filmes como  "A Máquina”, “Narradores de Javé”, e mais recentemente, “Estradeiros”, “O Som ao Redor” e “Tatuagem”, premiado no Festival de Cinema de Gramado (RS) deste ano.
Também compôs músicas originais para teatro e dança.

Hoje, me deparei com um post dele, como Helder, no Facebook, partilhando uma preciosidade: uma seleção de faixas de trilhas sonoras de cinema feita à pedido do site Deep Beep (d-.-b).
Reproduzo aqui abaixa  a lista com os comentários do DJ Dolores, e você pode ouvir na Rádio d-.-
 Biscoito mais do que fino! 

 1. Ennio Morricone & Chico Buarque – Funerale Di Un Contadino
Morricone é um dos grandes mestres. Seu senso narrativo é comparável aos dos diretores com quem ele colaborou. Escolhi esse track conhecido de Chico Buarque produzido por ele para mostrar a dimensão do arranjo do grande maestro/arranjador.
02. The Troublemakers – Get Misunderstood
O projeto Troublemakers, de Marselha, costuma fazer trilhas sonoras imaginárias. Essa é uma das melhores e me fazem pensar na França situacionista de 68. Quando entra o canto, política e paixão se misturam. Como na vida real.
 03. DJ Dolores – Subúrbio Soul
Fiz esse tema no começo dos anos 2000 para o filme “O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas”. Adoro a ambiência da cidade, com gente falando. Lembra o centro do Recife, vivo e sujo, com uma enorme dose de melancolia.
 04. S. D. Burman – The Burning Train
Um clássico de um dos maiores compositores de Bollywood, S. D. Burman. A produção era industrial e dizem que os músicos gravavam lendo a partitura, sem ensaio prévio, tal era a urgência. O fato de estar mais concentrada num canal apenas seria decorrente da pressa?
 05.  Shankar Jaikishan & Anand Bakshi – Jaan Pehechan Ho
Mais um clássico da indústria cinematográfica indiana, composta pela dupla Shankar Jaikishan e Anand Bakshi. Tornou-se popular no ocidente ao ser citada no filme “Ghost World”.
 06. Goran Bregovic – Ya Ya (ringue ringue raja)
Uma incrível versão do clássico americano “Waiting for My Ya Ya”, um primor de letra nonsense, aqui cantado por Goran Bregovic, sob encomenda para o filme “Underground”.
 07. DJ Dolores – Fúnebre
Livre adaptação produzida por mim para a peça de teatro “O Bem Amado”.
 08. DJ Dolores – Satie Dub
Outra adaptação livre de um tema de Eric Satie, com elementos da música nordestina. Assim como o tema seguinte, foi feito para o filme “Os Últimos Cangaceiros”.
 09. DJ Dolores – Mulher Rendeir
Criei a ambiência de western e acrescentei a letra em função da necessidade do filme. Particularmente é uma homenagem aos temas sensacionais dos faroestes italianos.
 10. Angelo Badalamenti – Dub Driving
Não poderia deixar Angelo Badalamenti de fora desse set.
 11. Morton Stevens -  The Long Wait
Um tema cinematográfico por natureza, por Morton Stevens. É incrível como ele nos conduz em climas diferentes até um maravilhoso crescente no final. Arrepiante!
 12. The Lecuona Cuban Boys – Tabou
Lecuona Cuban Boys fixeram bastante sucesso na Europa no começo do Século XX. Essa gravação me impressiona pela ambiência sonora que poderia estar em qualquer produção cinematográfica tal é a quantidade de elementos imagéticos que ela sugere.

Nenhum comentário: