sexta-feira, 12 de maio de 2006

Larápios digitais

A internet tem seus méritos mas também tem seus perigos. Quanto aos perigos, a ingenuidade digital é o maior problema. Muitos e variados golpes tem se alastrado na rede principalmente entre os usuários ingênuos, que não são poucos. Um exemplo são os chamados "phishing scams", onde mensagens supostamente verídicas chegam por e-mail para atraí-lo para um clone perfeito de seu homebanking, forçando-o a digitar seu login e senha que obviamente são encaminhados aos bandidos e não aos bancos. Mas existem muitas variações para o mesmo golpe.
A PC World alerta para uma nova modalidade aqui, que também chega por e-mail. Para evitar estas e outras armadilhas digitais, tenha sempre em mente que os bancos jamais encaminham e-mail aos seus clientes, a microsoft nunca avisa sobre os problemas do windows por e-mail bem como os fabricantes de antivírus não informam sobre suas atualizações a não ser com recursos de "live update" embutidos no próprio software.
Ah! E você jamais seria escolhido para participar do Big Brother Brasil e nem teria também seus rins retirados enquanto dorme.
E não esqueça que ninguém pediria o número de sua conta bancária para depositar 1 milhão de dólares que um milionário africano deseja enviar para o Brasil, dando-lhe 10% do montante como pagamento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pequena retificação, notificações de vulnerabilidades e atualizações do Windows e de outros softwares podem sim chegar através de e-mail, mas de fontes legítimas e confiáveis.

Não somente a Microsoft faz uso desse recurso como também várias outras empresas e instituições. Alguns exemplo:

Microsoft Technical Security Notifications
http://www.microsoft.com/technet/security/bulletin/notify.mspx

SANS Institute - Computer Security Newsletters and Digests
http://www.sans.org/newsletters/

Symantec Home & Office: Viruses & Risks
http://www.symantec.com/avcenter/home_homeoffice/index.html

Porém "ATENÇÃO" jamais serão enviadas correções como anexos em mensagens ou serão solicitadas informação pessoais sobre você ou sobre as configurações de seu sistema (nomes de usuário, senhas, etc).

Na dúvida, utilizar sempre o recurso de update disponível no próprio software (Windows, Linux, anti-vírus, etc).

Quanto ao resto está tudo 100% correto e eu só acrescentaria mais o seguinte: é importante usar sempre um firewall pessoal e um bom anti-vírus e manter ambos e o seu sistema operacional sempre atualizados (cópias originais são a única forma de garantir a procedência do software).

Carlos Barretto  disse...

Certo, Antonio. Sua retificação é importante. Mas estes serviços o usuário solicita ativamente e NUNCA estão "ligados" espontaneamente. É o caso de "newsletters" e outros recursos que o próprio usuário solicita e autoriza posteriormente.
Não é o foco da nota do blogger que prefere educar o usuário ingênuo a não aceitar absolutamente nada que ele próprio não tenha solicitado.
Quanto ao firewall e antivírus, sem a menor dúvida. Absolutamente indispensáveis mesmo para os usuários de linha discada.
E lembrando que o "suposto firewall" embutido no Windows XP SP2 é insuficiente pois não bloqueia a via de saída de informações de seu PC para a rede. Portanto, é bom botar a mão no bolso e ir comprando. Mas existem alguns utilitários gratuitos que também podem ser utilizados apesar de alguns não serem muito intuitivos aos usuários menos experientes. Pessoalmente, compro sem a menor culpa estes utilitários de segurança.
Abs e obrigado.