quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Boas fontes

O Quinta Emenda em nota Não Era Boato afirma que desde o dia 15 de outubro, já estava informado por uma fonte sobre as prisões que acabaram por acontecer ontem na cidade.
Pura verdade. Naquela oportunidade, pelo telefone com o Flanar, citou um dos nomes do principal suspeito que emerge na agora conhecida Operação Rêmora: Marcelo Gabriel.
Mas não podia e nem devia publicar o que sabia. Afinal, em pleno período eleitoral, "jacaré que não se cuida vira bolsa de madame".
Mais um ponto para o Juca sim.

10 comentários:

Itajaí disse...

Reunindo as evidências, é óbvio que a informação vazou, e isto deve preocupar a Polícia Federal, pois é um absurdo que aconteça. Evidências não faltam: quando hoje lemos que a própria família Gabriel fora alertada, mas o ex-governador Almir Gabriel considerou a informação como parte do elenco de boatos eleitorais; quando lemos que nos últimos dias outro suspeito ingenuamente passara a dormir em motéis para evitar o endereço residencial; quando lemos o teu testemunho de que o titular do 5a. Emenda, não só informou por telefone a operação, mas, também, de quem seria o ás do baralho, torna-se mais do que claro que informações reservadas circulavam.
Nesse aspecto, em conversa com quem entende de operações, foi me observado que de fato a operação não poderia acontecer em período eleitoral por razões óbvias. Mas, para ele, uma notícia publicada em jornal paraense, informando que Marcelo Gabriel estaria vendendo sua casa, para acompanhar os pais decididos em mudar para o sudeste do país, teria, face as circunstâncias, poder suficiente para acionar os alarmes do DPF, que, enfim, desencadeou a operação para não arriscar o desaparecimento de provas e até a fuga dos suspeitos, considerando que entre eles existem reincidentes.

Carlos Barretto  disse...

Vazou sim, Oliver. Não tenha dúvida. Mas o Quinta foi econômico na nota e um pouco menos ao telefone. Só isso. Quanto a PF, não posso deixar de concordar com vc. Por várias razões. Acredito que o clima de guerra nesta campanha contribuiu para isso.

Unknown disse...

Entendo os dois, Oliver e Flanar, pois não são jornalistas.E agradeço os elogios do post.

Carlos Barretto  disse...

Não agradeça, Juca. Vc tem os méritos para receber os elogios que recebe, aliás não só do Flanar.
Abs

Anônimo disse...

O que Oliver e Flanar discutem não é o ofício de jornalista, mas o vazamento de informação considerada estratégica para o interesse da sociedade. Trazer a discussão para a várzea do jornalismo amador é simplificar um fato que merece ser aprofundado do ponto de vista ético. Então, Sr. Juvêncio, até onde vai a liberdade de imprensa? Até o limite do interesse da sociedade, ou dos interesses apressadinhos de focas, editores e assemelhados, que não distiguem muitas vezes o alcance do que escrevem?

Carlos Barretto  disse...

Creio eu então que o problema talvez esteja restrito talvez à elementos da própria PF que seriam os únicos portadores privilegiados da informação por dever de ofício. Não vejo onde o Quinta possa ser responsabilizado por ter tomado conhecimento dela.
Ou estaria errado?
Me esclareçam por favor.

Unknown disse...

Barretto, como disse uma vez ao seu blog, não perca tempo com as larvas e com os ladrões.
O Quinta vai continuar informando e metendo a fulhanca em umas, e outros.
O que o Anonimo não considera é que o Quinta não vazou a "informação de interesse da sociedade".Apenas disse que a tinha, e a postou como boato.
Só depois de realizada a operação é que o poster foi buscar no arquivo, e disse que "não era boato".
Quem vaza,por muitos orifícios, são essaas porcarias de anonimos, que não mais merecerão minhas respostas em seu blog, amigo Barretto, ficando V.Sas. - voce e Oliver - copmpletamente à vontade para deixarem passar o que quiserem a meu respeito.
Inclusive bobagens edulcoradas como esta.
Abs aos dois posters deste blog

Carlos Barretto  disse...

Estaremos vigilantes, Juca, quando os limites forem ultrapassados e moderaremos sem perdão aqueles que o cometerem.
Lendo o Quinta desde maio deste ano, já percebi a postura cidadã do blog, que vem ao encontro dos objetivos do Flanar. Pessoalmente como poster, não pretendo aliviar os desatinos nem de gregos nem de troianos. Cidadania em primeiro plano.
Este poster já foi duramente atacado de maneira pessoal por anônimos (que não apresentavam qualquer argumento ou contraponto)inclusive no próprio Quinta, que resolveu então, após algum tempo, moderar os comentários.
Em reciprocidade, não poderei deixar de atuar da mesma maneira quando certos limites forem ultrapassados. Estarei à vontade em assumir este compromisso.
Abs e Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Mérito total do mestre e da imprensa livre que Lula diz que ama.

Itajaí disse...

Vamos ter calma... porque biles demais faz mal ao sangue!
Em primeiro lugar fique claro que eu não disse em nenhum momento que o Quinta Emenda tenha excedido limites quanto ao uso da informação.
A intenção do comentário foi no sentido de discutir republicanamente os sinais de vazamento da operação. E só, porque em nada mais poderia me inspirar, ou dizer.
Ou melhor, posso: de notícias e não notícias se faz a crônica, já ensinava o mestre Carlos Drummond de Andrade.