domingo, 26 de novembro de 2006

Onde estão todos os outros?


Entre as maiores iniquidades que uma guerra produz, está o fato de que as maiores vítimas delas são os civis, e entre estes, inegavelmente, estão incluídas as crianças. São elas as maiores vítimas de qualquer guerra, quer seja pelo sofrimento imediato, quer seja pelas incertezas que ensombrecem de ameaças o futuro delas.
Não é diferente no Iraque. Ali se está produzindo uma carnificina sem precedentes, que faz de qualquer prisão Abu Grab e Guantánamo apenas a ponta do iceberg da tragédia de um povo.
Aos de estômago forte e que se interessarem por ver o que o profissionalíssimo exército anglo-americano está ali protagonizando, sempre auxiliados com a providencial cumplicidade da grande mídia, recomendo acessarem os seguintes sítios:

Robert Fisk
The Unseen Gulf War
Salon

Urge que os homens de bem se posicionem contra essa guerra imoral e ilegal, liderada pelos EUA e Reino Unido com o exclusivo interesse de fortalecer suas respectivas influências política e econômica no Oriente Médio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Recomendo a leitura dos livros do Giovanni Arrighi sobre o capitalismo, como processo.
Depois da Cidade Estado de Gênova, da Holanda e da Inglaterra, considerados núcleos orgânicos do capitalismo, um na sequência do outro,interpenetrando-se, temos os EEUU como novo núcleo orgânico do Capitalismo desde o século passado. Uma das condições, descrita no estudo do ítalo americano de Havard, para a continuada missão de alcançar e manter o "grande objetivo" do sistema, que é viver só financeiramente i.é da venda do dinheiro, é precisar estar sempre em expansão territorial,para fazer negócios.
Como já se alcançou todos os territórios do planeta Terra, agora começam a penetrar por dentro das nações e seus sistemas políticos, cívís e sociais, objetivando otimizar ao máximo o consumo.

Anônimo disse...

Muito bem anônimo! Na atual fase da economia capitalista a mercadoria adquiriu uma função periférica, de quase brinde. A verdadeira mercadoria do mundo neoliberal é o dinheiro!
Veja, por exemplo, que quase todos os grandes comerciantes de varejo têm ou estão associados à financeiras, e a mercadoria adquire o mesmo valor a prazo e à vista, porque o que interessa são os juros. Outro exemplo é a dinâmica de investimento nas bolsas, quando entra e saem dos países volume vultosos em questão de segundos.

Anônimo disse...

Acabaram com os indios apaches, sioux e todos os demais.
Agora estão acabando com os palestinos, os afgãos, os iraquianos, os libaneses e todos os demais.
Logo, logo chegarão por aquí e contarão com diversos testas de ferro, que costumam passar o natal e o ano novo por lá e mantem um padrão hollywoodiano por aquí: rominho,morgado, vickzinho, pkeys, marcelinho e todos os demais.