terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Socialismo viral?

Em termos de distribuição, como tem seus fundamentos no acúmulo de lixo, na péssima educação sanitária das pessoas e tímida ação das autoridades de saúde , o vírus da dengue, (meramente transportado por aquele karapanã malvado), como o sol, realmente nasce para todos.
Mas não é o karapanã nem o vírus que o fazem. Antes disso, a leniência de muitos é que nasce para todos.
O fato de um caso de Dengue Hemorrágica - a forma mais grave da doença - ter sido contraído em plena zona central da cidade é emblemático para aqueles que ainda acham que ele é privilégio de zonas mais periféricas, que de fato sofrem mais com as deficiências sanitárias.
Mas o centro, já não é mais o mesmo. Os maus tratos lá existentes nos mais variados aspectos (não exclusivamente sanitários), são os principais responsáveis pela realidade que já era de conhecimento dos médicos há muito tempo. Mas como a princípio a doença era de perfil predominantemente benigno, a sensação de segurança flanava na cabeça dos centro-belenenses.
Tristes dos cidadãos obrigados a viver em duas sensações: a de insegurança pública e a de segurança sanitária.
Mãos a obra e vamos todos começar a lutar contra o lixo nos terrenos baldios, em pisicinas abandonadas, tratar a água dos vasos de flores, emborcar garrafas e vasilhames, proteger pneus e abolir qualquer pocinha de água acumulada. Aproveitemos também para adquirir de maneira definitiva bons hábitos sanitários.
Alea jacta est.

2 comentários:

Itajaí disse...

Demorou muito isto acontecer.Lembro Flanar de quando estávamos na Prefeitura e do temor que tínhamos que isto acontecesse, apesar de todo o esforço ostensivo de combate à doença que tínhamos e deixamos para que esse prefeito o destruísse por inanição.

Carlos Barretto  disse...

Sem a menor dúvida, oliver. Crônica de uma morte mais do que anunciada, a ocorrência da dengue hemorrágica na zona central.
Mas vamos iniciar alguns tópicos informativos aos nossos leitores (que afinal de contas são de elite digitalmente incluída), para que ao menos assim, possamos nos sentir a continuar fazendo a nossa parte.
Abs