quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Windows Vista: Índice de Experiência do Windows

O Windows Vista após avaliar o desempenho de seu hardware com foco em processador, memória RAM, elementos gráfico, gráficos de jogos e disco rígido primário, atribui uma pontuação (de 1 a 5) para cada um destes ítens. Baseado na menor pontuação obtida entre estes ítens, atribui a pontuação final de desempenho do windows. É o chamado Índice de Experiência do Windows. Com ele, você poderá avaliar aquilo que sua máquina será capaz de executar com o hardware disponível, estabelecendo 3 níveis bem distintos:
  • Pontuação até 2: o PC possui desempenho suficiente para executar a maioria das tarefas gerais de computação, como executar aplicativos de produtividade comercial e pesquisar na Internet. Mas o PC não é capaz de executar o Windows Aero, ou as experiências multimídia avançadas disponíveis no Windows Vista.*
  • Pontuação 3: o PC é capaz de executar o Windows Aero e muitos recursos novos do Windows Vista em nível básico.*
  • Pontuação maior que 4: o PC é capaz de executar todos os novos recursos do Windows Vista, com total funcionalidade, e é capaz de suportar experiências intensivas em elementos gráficos high-end, como jogos com vários participantes e 3D, além de gravação e reprodução de conteúdo HDTV.*
Em meu PC, descrito no post abaixo, a mínima pontuação que consegui foi de 3,5, por conta da má performance de meu processador ATHLON XP 2600 (2 ghz). Com 1 Gbyte de memória RAM, consegui 4,2 de índice. Isso dá uma idéia das exigências pesadas de hardware para a execução com folga de todas as funcionalidades do Vista.
Para acessar a ferramenta de Índice de Experiência do Windows vá em Painel de Controle -> Informações e Ferramentas de Desempenho.
Qual foi seu resultado?

*Fonte: Ajuda e Suporte do Windows

6 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Já estava esperando sua participação nestes posts ASF...:-)
Mas realmente, não fiquei exatamente lisonjeado com a classificação de meu suado PC.
Abs

jbrrds disse...

Será que roda na minha máquina?
AMD K6-2 500, 64 MB de RAM, HD de 4 GB, placa de vídeo Trident de 2 MB, compartilhada, a placa de som não funciona a algum tempo..., que mais? teclado 9 pinos, mouse serial. Ah, conexão discada em modem de 33,6 kbps.
Roda Win 95, Office 97, Netscape 4. Não tem anti-vírus.
Dê o diagnóstico aí, dotô. Só não vale mandar pra UTI, senão eu vou desconfiar que vc tá querendo arrumar cliente...

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahah!
Égua, Copulatum! Mas não brigue com sua máquina. Ela ainda pode render um bom firewall turbinado numa instalação enxuta do Linux.
O asf@web há de nos dar alguma opinião a respeito.

ASF disse...

Caro Copulatum,

Seu PC tem praticamente menor capacidade de processamento do que o meu Palm Pilot! :-)

Eu sinto decepcioná-lo mas se você não estiver disposto a desembolsar uma boa grana e a se livrar desse “lixo” a Micro$oft não tem nada para você. Eu até arrisco afirmar que, ao que tudo indica, como usuário você nem mesmo existe para o pessoal de Redmond.

Mas não fique triste (esses insensíveis), saiba que existe um universo de possibilidades novas a serem exploradas mesmo usando “relíquias tão queridas” como parece ser o caso do seu K6. Saiba que existem ambientes gráficos modernos, super leves, aplicativos de produtividade para escritório, para edição de imagens, ferramentas para Internet e muito mais. Tudo isso construído em cima de uma plataforma sólida como uma rocha, anti-vírus para que?

Você já ouviu falar em software livre? Já ouviu falar em Linux? Em BSD?

Win 95, Office 97, Netscape 4? Hum, parece que chegou mesmo a hora de se livrar de velharias.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Anônimo disse...

Aqui no pc no vista a menor pontuação é 5,1 para o processador que é um athlon x25000 e o restante é tudo acima de 5,6. Aqui ele roda que nem uma pena.

Carlos Barretto  disse...

Sorte sua amigo. Da data de publicação deste post (Fev 2007) até o presente momento, muita coisa aconteceu.
Entre elas, mudei para Mac.
E estou muito feliz.
Desejo felicidades a vc também.

Abs