domingo, 30 de setembro de 2007

Sacizeiro: adj.


É menino traquinas, apesar de ser com uma perna só. Do foclore brasileiro, o saci vem perdendo terreno para lendas importadas, como é o caso dos raloins. Como exemplo de resistência fundaram então uma sociedade que se propõe lutar pela presença do Saci no imaginário brasileiro. Na simpática página eletrônica, é possível se associar à empreitada, conhecer os causos, relatar os seus ou dos outros, e ler ou assinar abaixo assinado em defesa do nosso querido Saci Pererê, que, na logomarca, mais parece com o Pluto!
Em tempo: o termo que entitula o post aprendi na Bahia, na voz de um motorista de táxi; desconhecia até então a existência de tal vocábulo no falar brasílico. Trata-se de adjetivação que remete qualidade de Saci aos que têm conduta de moleque; que, por contumazes, enganam e dão prejuízos aos incautos com peças e mentiras. Pois bem, estás vendo algum saci por aí? Olha bem...

2 comentários:

morenocris disse...

Boa tarde, Oliver.

Lembrei-me de Bruno Tolentino. "Entretenimento não é cultura". Mas os Estados Unidos ganham bilhões em dólares pelos enlatados que exportam. E, em cada enlatado, vão levando as cultura para os outros países. É isso.

Beijinhos.

Itajaí disse...

Boa tarde, Cris.
Quando olho as crianças de hoje, percebo o quanto elas estão distantes de nossas lendas. Sabem tudo do Bob Esponja, mas nada do Mapinguari, por exemplo. Mas, um pouco de culpa levam os pais e os professores, que ignoram o que é ululante à vista deles.
Grato pelo comentário.