Só que agora, o deslize é na mais elementar função de uma publicação: informação pura (nem é bom comentar, sobre os métodos que a publicação utiliza para expressar opinião).
Na reportagem De terno e gravata, que pretendia informar sobre os próximos planos da Apple para o iPhone, o autor conseguiu reunir uma quantidade de equívocos tão grande e tão elementar, que está forte candidato ao troféu "Umbigo de Vedete", criado por nosso querido confrade, Oliver.
E o BlogMacMagazine, velho conhecido de nossos leitores, muitas vezes citado no Flanar, comenta pontualmente o terrível cometimento de Veja.
Veja trechos do post A Veja e seus repórteres de tecnologia, bola da vez: iPhone.
Ressaltando o texto original de Veja:
[…] poderá ser sincronizada com o popular programa de troca de e-mails Outlook Express. Será uma maneira de a Apple avançar no mercado de clientes corporativos, hoje dominado pelo BlackBerry […]
Comentando o texto:
Ao que tudo indica, para a Veja Microsoft Exchange = Outlook Express. Que empresa, pelo amor de Deus, utiliza a versão Express do Outlook em seu ambiente corporativo? Só se for a redação da Veja.
Aos nossos leitores, alguns esclarecimentos: Outlook Express é o software cliente de e-mail para usuários finais (e nunca corporativos!), disponível gratuitamente em qualquer versão do Windows XP (e anteriores). Recentemente, foi substituído no Windows Vista pelo Microsoft Mail. Possivelmente, todos os que nos lêem, o conhecem.
Microsoft Exchange (este sim, totalmente corporativo) é um software servidor de e-mail não gratuito, frequentemente instalado em servidores de grandes empresas. Possivelmente, nem todos que nos visitam, o conhecem. Portanto, são softwares profundamente diferentes em vários aspectos, muito embora lidem de alguma maneira com e-mail.
Este, é tão somente um dos inúmeros erros presentes na reportagem. Leia o post do BlogMacMagazine para saber dos outros. Chegaram ao cúmulo de inventar um suposto declínio nas vendas do iPhone, que nós do Flanar e o resto do mundo, sabemos ser exatamente o contrário.
ASF@Web, sempre ligado no MacMagazine, escreveu um post específico sobre o vergonhoso cometimento dos responsáveis pela área de tecnologia da revista.
O conteúdo publicado é risível. Há de tudo um pouco. O texto é mal escrito, boa parte das informações estão completamente erradas, isso para não falar dos dados completamente inventados e das deduções idiotas publicadas na matéria.
Pelo jeito, a revista precisa urgentemente fazer um upgrade em seus jornalistas especializados. Estão apanhando de nós, meros blogueiros, interessados (num improvável contraditório que poderia ser projetado pela publicação) em um suposto "plano sistemático de assassinato de reputações na grande imprensa".
Leia a íntegra do post Jornalismo tecnológico de Veja = lixo de ASF@Web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário