terça-feira, 15 de abril de 2008

Bons imitadores?

Os computadores abaixo, são desktops que possuem configurações razoáveis, com o diferencial de não exigir muito espaço em sua mesa. Todo o hardware está incluído na estrutura do monitor. E ambos vem com o polêmico Windows Vista pré-instalado.
O problema é quando eles economizam espaço e também a funcionalidade e performance ficam comprometidas.


O Sony da série LT, é um desktop com configuração à gosto do usuário, o que faz seu preço variar de 2000 a 3300 dólares. O modelo mais caro vem com Intel Core 2 Duo de 2,5 GHZ, 1 terabyte de HD e 4 gbytes de RAM. Uma máquina poderosa. Leia este review da PC Magazine (EUA).




Já o Gateway One ZX190 tem configuração mais modesta, equipado com um Intel Core 2 Duo de 1,5 GHZ, 400 gbytes de HD e 2 gbytes de memória RAM. E por isso mesmo, seu preço sai no mínimo por 1500 dólares.

Mas os dois, mesmo tão diferentes em configurações, tem uma coisa em comum: ambos desejam imitar o sujeitão aí de baixo.




Estes, contudo, seja em que configuração você escolha, não sentirá tanta diferença. A não ser que você pretenda montar uma ilha de edição, quando então deverá optar pelo modelo mais adequado em hardware (e também com preço maior). Mas se você for um usuário doméstico, interessado em editar aqueles vídeos e fotos caseiros, garanto que até os Macbooks fazem isso com folga e eficiência.
E aqui, os preços variam de 1200 a 2300 dólares. Sendo que o modelo mais poderoso vem com Intel Core 2 Duo de 2,8 GHZ, 500 gbytes de HD, 2 gbytes de memória RAM e placa de vídeo dedicada ATI Radeon HD 2600 PRO com 256 Megabytes de memória. E tudo isso é plenamente suficiente ao ótimo sistema operacional MAC OS Leopard.

E já que estamos falando de Apple, que tal dar uma pincelada na linha profissional da empresa de Cupertino? Se você tiver um bureau gráfico ou produtora de vídeo e precisa mesmo de um equipamento profissional confiável, pode ir preparando o bolso. Para isso, a Apple tem a série Mac PRO.


Tratam-se de workstations gráficas de alta performance com Intel Xeon Quad Core de até 3,2 GHZ e alta capacidade de armazenamento (até 4 terabytes em RAID), o que é perfeito para as "ilhas de edição" de vídeo. Isto é definitivamente um trator, daqueles que operam em mineradoras. Mas os preços também.
Para se ter uma idéia, a configuração mais modesta sem o monitor, começa a partir de 2800 dólares.
E por falar em monitor, já que você conseguiu botar as mãos num Mac Pro, que tal encarar os Cinema Displays?


Estes excelentes monitores da Apple estão disponíveis em 20, 23 e até 30 incríveis polegadas de pura satisfação. E os preços? Nem é preciso falar: 600, 900 e 1800 dólares respectivamente.
Fazendo as contas, se você optar pelo Mac Pro + Cinema Display mais simples, vai desembolsar no mínimo 3400 dólares (sem impostos), o que pensando bem, é bem razoável para uma estação gráfica.
É só ver quanto gastaria numa estação Wintel (Windows + Intel), apenas semelhante.
Aliás, suba no post até o Sony LT e compare preços e hardware. É verdade que o Sony é voltado a usuários domésticos. Mas se eu tivesse toda esta grana, juro que acabaria investindo em um Mac Pro. Mesmo que não precisasse de toda esta força.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo post!

Cabe apenas uma importante retificação: faltou o X (versão 10) na grafia do no nome do sistema operacional da Apple.

Mac OS X (esse X faz toda diferença, acredite). ;-)