sábado, 28 de junho de 2008

E a pesquisa da UNAMA, Juvêncio?

Sabendo que o nosso querido Juvêncio de Arruda está curtindo um merecido descanso neste final de semana, venho deixar consignado o meu apelo para que, já devidamente descansado, comente a primeira pesquisa da DataUnama, publicada hoje na grande imprensa. Afinal, o trabalho foi objeto de uma postagem no 5ª Emenda, no qual se comentava sobre a proposta dos pesquisadores de reduzir ao máximo a margem de erro dos resultados. Com efeito, a margem de erro da pesquisa é, declaradamente, de 2,2%, obtido através da consulta de 1.981 em 31 bairros, durante 10 dias. Gostaria de uma avaliação sobre o desempenho dos pesquisadores, em sua primeira empreitada.
E se já não fosse tanto o atrevimento, gostaria também de saber, do ponto de vista da ciência política, se a rejeição ao sedizente prefeito desta cidade corresponde aos que avaliaram seu (des)governo como ruim ou péssimo (17,62% e 24,28%, totalizando 41,9%), ou se podemos incluir também, como penso, o regular (39,12%), o que nos levaria ao histórico índice de 81,02% de desaprovação!
Se o brasileiro soubesse votar, até daria para ficar um pouco animado com esses números.
No mais, dou os parabéns à UNAMA pela criação do seu instituto de pesquisas estatísticas. Quaisquer falhas que porventura apresente são perfeitamente compreensíveis, já que estão começando num ramo muito espinhoso. Além do mais, a iniciativa é excelente para o desenvolvimento da universidade e da educação no Estado. Só por isso, já merece louvor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezados, Vamos ser justos nas analises!
A "pesquisa" do DataUnama foi desastrosa! Colocar num mesmo cenario estimulado para prefeito de Belém, candidatos do mesmo partido (jatene, almir e pioneiro - PSDB, alem de elcione e priante - PMDB), incluir candidatos sem domicilio eleitoral em Belem (pioneiro), além de uma penca de candidaturas que não estão colocadas, foi de uma infelicidade extrema! Esperava-se ao menos que o "instituto" se informa-se acerca dos nomes que estão colocados e procura-se ter criterio na formação dos cenários!
NOTA 0 pra primeira pesquisa!
Um abraço

Yúdice Andrade disse...

Caro anônimo, mesmo para um leigo em pesquisas como eu, os pontos que apontaste realmente parecem erros graves. Tais críticas precisam ser feitas. Peço apenas que se observem os dois focos do meu interesse: a má avaliação da atual "gestão" municipal (quanto a isso não houve erro, com certeza) e o mérito da UNAMA em treinar os seus alunos nesse campo, inédito entre as instituições universitárias locais.
Estamos aqui para aprender, certo?

Unknown disse...

Professor, ainda não li detidamente a pesquisa, pois estava viajando. Mas as alegações do anônimo aí de cima procedem.
O desastrado cenário misturando nomes da mesma legenda foi fatal.
Morreu no nascedouro a pesquisa, o o instituto não!
Fica a lição.