quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Warhol e a Pop Art


Fachada do MOMA, Nova Iorque.

E foi no MOMA (The Museum of Modern Art) em NYC que o poster teve o privilégio de rever alguns ícones de Andy Warhol. Entre eles, as Campbels Soups e um exemplar das inúmeras Marilyn Monroes que o artista retratou.


Sopas Campbels - Andy Warhol

Em Belém, Emmanuel Nassar (EN), talvez seja um dos mais inspirados neste movimento. Muito embora, não goste muito do rótulo. Mas também não manifesta desconforto.


Marilyn - Andy Wahrol

Aliás, antes da viagem, conversando com EN na Taberna São Jorge (também conhecida como "Bar da Valda"), após uma dose de Germana e 6 copos de cerveja, prometi a ele que iria fazer um protesto em frente ao MOMA, pela inclusão de algum de seus quadros no acervo do museu.
Na oportunidade, bem humorado como sempre, alegou que eu tomasse cuidado pois acabaria em Guantánamo.
Mas o MOMA foi para nós adultos, um dos pontos altos da rápida permanencia em NYC. Reformado e ampliado em 2004, o museu reúne um grande acervo de obras de arte moderna, além de incríveis fotografias e igualmente notáveis peças de design.
Em seu excelente restaurante, 6 iMacs com telas de 24 polegadas estão permanentemente disponíveis aos visitantes.
Infelizmente, não pudemos rever um dos quadros mais populares do museu: Noite estrelada de Van Gogh não estava disponível. Viajava emprestado em uma turnê pela Europa.